Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"ATÉ HOJE, QUANDO EU VOU PARA COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS, FALAM DE ILHÉUS", DECLAROU BETO KRUSCHEWSKY SOBRE ILHÉUS SER SEDE DO TRIATHLON

"ATÉ HOJE, QUANDO EU VOU PARA COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS, FALAM DE ILHÉUS", DECLAROU BETO KRUSCHEWSKY SOBRE ILHÉUS SER SEDE DO TRIATHLON
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 20/08/2024 17h37

Etapa do campeonato brasileiro de Triathlon acontece neste sábado (24), em Ilhéus

Uma das grandes referências do Triathlon no Brasil, o ilheense Beto Kruschewsky, participou nesta terça-feira (20), do programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, para falar sobre a etapa do campeonato Brasileiro que vai acontecer no próximo sábado (24), em Ilhéus. A cidade deve receber 4 mil pessoas e cerca de 200 atletas. Durante a entrevista, Beto falou um pouco sobre sua trajetória no esporte. 

"Eu fui atleta de Triathlon na década de 90. Fiz aquelas competições de Copa do Mundo. Pra quem não sabe, Ilhéus sediou 4 etapas de Copa do Mundo e duas de Panamericano. As provas eram realizadas com transmissão direta pela EuroEsportes. Era uma coisa enorme e em 2012 eu fiz um curso de oficial técnico em Triathlon. A partir daí, fiz um curso de especialização olímpica e hoje eu sou oficial técnico nível 2. Fui convidado para as Olimpíadas e paraolimpíadas do Rio, fui o árbitro brasileiro agora nos jogos panamericanos do Chile e atuo como delegado técnico em competições internacionais", declarou. 

Beto falou sobre a satisfação de continuar atuando no esporte. "Hoje, o que eu não consegui como atleta eu consegui como oficial técnico. Isso para mim é uma honra porque o Triathlon hoje é referência mundial. Ele acontece na vitrine das Olimpíadas. O presidente do Comitê Olímpico Internacional vai para as nossas reuniões de fim de ano porque o Triathlon tem um manual de organização de eventos que tem a milimetragem do carpete que você coloca na área de transição. É uma coisa de altíssimo nível. Eu tenho alunos que falam que quando fazem uma certificação de Triathlon é como se estivessem fazendo um mestrado. Não é fácil porque a modalidade é muito complexa", destacou. 

NO próximo sábado, Ilhéus se tornará mais uma vez a capital do Triathlon com a chegada da etapa do campeonato brasileiro. Beto explicou como serão realizadas as provas na cidade. "A gente vai ter gente nadando na Baía do Pontal, gente pedalando na ponte Jorge Amado, parte das Avenidas Soares Lopes e Dois de julho, e gente correndo no comércio", contou. 

Beto destacou também a necessidade de uma preparação mental dos atletas para participar das provas. "Em Londres, o primeiro e segundo lugar foi decidido na penalização. É muito detalhe. O atleta chega na transição da água para o ciclismo, e tem que colocar o óculos dele na caixa. Só pega a bicicleta depois de afivelar o capacete. Quando ele comete uma falha, ele é penalizado por tempo. São várias provas em uma só. O psicológico é impactado. E ele vai ser penalizado na área de transição. Entao você sabe que vai ser penalizado porque descartou errado".

O oficial técnico falou sobre a importância de Ilhéus ser sede das etapas de Triathlon. "Até hoje, quando eu vou para competições internacionais, falam de Ilhéus. Eu vi passar na Austrália um vídeo de 12 minutos da prova de Ilhéus, para 4 mil atletas e todos ficarem emocionados com o público batendo nas grades, na lateral na Avenida. Não existe isso em lugar nenhum. Eram cem mil pessoas na rua. Uma loucura. Três horas antes de começar o evento, as pessoas com isopor na arquibancada", contou emocionado. 

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

 

Deixe seu comentário para "ATÉ HOJE, QUANDO EU VOU PARA COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS, FALAM DE ILHÉUS", DECLAROU BETO KRUSCHEWSKY SOBRE ILHÉUS SER SEDE DO TRIATHLON

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!