"BRASIL É O SEGUNDO PAÍS NO MUNDO EM NÚMEROS DE CASOS DE HANSENÍASE", AFIRMOU A VICE-DIRETORA DA REDE HANS BAHIA, ELIANA MELLO
A Bahia ocupa a 5ª colocação no país
O programa O Tabuleiro desta sexta-feira abordou um tema bastante importante, a hanseníase. Informações sobre a doença ainda são pouco divulgadas e muitos desconhecem como são feitos o diagnóstico e o tratamento. A vice-diretora, Eliana Mello, e a primeira secretária Danielle Zambom, da Rede Hans Bahia, participaram de uma conversa e falaram um pouco sobre a doença. Eliana explicou o que é a hanseníase. “A hanseníase é uma doença provocada por uma bactéria chamada de bacilos de hansen, infectocontagiosa, transmitida de uma pessoa para outra. Através das vias áreas, da respiração”, explicou Eliana.
Ela falou também como é feito o diagnóstico. De início essa doença vai se manifestar com lesão de pele. Lembrando que não é uma doença dermatológica. Então o primeiro diagnostico é uma mancha de pele com alteração de sensibilidade” informou Eliana.
Segundo Eliana, a partir do momento em que inicia o tratamento, ela já deixa de transmitir. “O tratamento é feito com antibióticos. Então assim que começa o tratamento, na primeira dose, já deixa de transmitir a doença. O tempo de tratamento depende da imunidade de cada pessoa, de como o sistema de defesa se comporta. Esse tratamento pode durar entre 6 meses e 1 ano.
O Brasil é o segundo país no mundo em números de casos, e a Bahia ocupa o 5ª lugar no país. “O grande problema da hanseníase é que é uma doença altamente incapacitante. Essa bactéria quando entra no organismo através da respiração, ela vai para corrente sanguínea, é levada para os nervos da região de face, mãos e pés e aí destrói progressivamente uma camada, que a gente chama de bainha de mielina, o que faz a pessoa perder a sensibilidade”, ressaltou Eliana.
Para chamar a atenção da população sobre a doença, a Rede Hans Bahia vai realizar esse fim de semana algumas atividades em Ilhéus. Neste sábado(27), haverá um encontro na Sapetinga, e no domingo(28), uma caminhada no centro da cidade. “É a terceira edição da caminhada roxa. A concentração será na Avenida Soares Lopes, próximo à Catedral, e de lá vamos até o Centro de Convenções e retornamos para o ponto de encontro, onde terá um café da manhã e sorteio de brindes para os participantes”, explicou Danielle Zambom.
Confira a entrevista completa
Deixe seu comentário para "BRASIL É O SEGUNDO PAÍS NO MUNDO EM NÚMEROS DE CASOS DE HANSENÍASE", AFIRMOU A VICE-DIRETORA DA REDE HANS BAHIA, ELIANA MELLO