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"ESTAMOS DISCUTINDO A POSSIBILIDADE DE DIVIDIRMOS O CONTRATO DE TRANSPORTE URBANO E CRIARMOS UM SISTEMA DE TRANSPORTE DISTRITAL", DECLAROU BENTO

"ESTAMOS DISCUTINDO A POSSIBILIDADE DE DIVIDIRMOS O CONTRATO DE TRANSPORTE URBANO E CRIARMOS UM SISTEMA DE TRANSPORTE DISTRITAL", DECLAROU BENTO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 21/06/2024 11h01
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Para o pré-candidato à prefeitura de Ilhéus pelo PSD, essa seria uma forma de reduzir o custo das empresas, que justificam a causa da inviabilidade do transporte urbano em Ilhéus como sendo o transporte rural

O pré-candidato à prefeitura de Ilhéus pelo PSD, Bento Lima, estuda a possibilidade de dividir o contrato de transporte urbano e criar um sistema de transporte distrital no município. Para ele, essa seria uma forma de reduzir o custo das empresas, que justificam a causa da inviabilidade do transporte urbano em Ilhéus como sendo o transporte rural. "A gente já vinha discutindo muito internamente com o prefeito Mário, com a Sutram e Comutran (Conselho Municipal de Trânsito). Nós temos dificuldade no sistema de transporte urbano de Ilhéus que são gerais, que as empresas de transporte o Brasil passam, pós pandemia, o advento dos aplicativos que diminuiu muito o IPK, que é o Índice de Passageiros por Quilômetro, e isso tem um impacto muito grande no faturamento e no equilíbrio receita-despesa das concessionárias. Para além disso, a própria estruturação do serviço na constituição federal, quando distribuiu essa responsabilidade ao município, deu a obrigação de prestar o serviço, mas não estruturou o custeio do mesmo. E o modelo que foi utilizado administrativamente foi de concessão por meio de tarifa pública. É uma realidade nacional que a tarifa não comporta os gastos das empresas. Então, você tem a destinação de receita pública nos grandes municípios do Brasil e de médio porte também, a exemplo Conquista, Itabuna, Feira, Salvador. Todos subsidiam os serviços para as concessionárias. Ilhéus tem uma maior dificuldade, porque a prefeitura fez uma concessão para 35 anos. Nós já vamos a 22 anos desse contrato e eu costumo comparar o impacto que foi a Ilhéus de 2016 e de 2024. Pense a Ilhéus de 20 anos atrás. É um impacto muito forte e o contrato precisa ser revisto. Para além disso, a estrutura normativa que rege o serviço de transporte, que estabelece as obrigações, também foi modificada. Nós expandimos o que a gente chama de sítio urbano, que obrigou as empresas a realizar o transporte distrital, que não estava originalmente no contrato. O contrato era para transporte urbano. Nós temos a empresa que foi contratada, comprou sua frota, treinou sua mão-de-obra para fazer transporte urbano. E de repente, no transcorrer do contrato, ela foi obrigada a fazer também o transporte distrital e isso tem um impacto muito forte, dentro do contrato. Porque passa a ser obrigada a roda em vias não pavimentadas, que não são dentro da cidade. Estamos discutindo a possibilidade de dividirmos esse objeto, separar esse contrato em contrato de transporte urbano e criarmos um sistema de transporte distrital. Para que eu possa ter uma opção viária de transporte público que gire entre as regiões de Coutos, Santo Antônio, Búzios, Rio do Engenho e chegue até Olivença, dentro da estrutura viária distrital. E que possa ter acesso ao sistema de transporte urbano por meio de terminais distritais. Isso não está em projeto. Penso eu, em concepção, termos três terminais distritais. Um norte, sul e outro oeste. E a partir daí, eu ter a possibilidade de mobilidade entre os distritos", explicou. Vila Nova perguntou se o município iria subsidiar também esse transporte rural, pois esse projeto deve aumentar o valor do transporte da zona rural. "Em concepção, eu tenho o transporte escolar e isso me veio como uma ideia quando a gente foi fazer a licitação do transporte escolar e tem as rotas estabelecidas. É um sistema viário que já existe ali e o município já banca isso. Então o que está em minha concepção. No momento em que eu separo o objeto urbano do distrital, eu reduzo o custo das empresas, porque a alegação das empresas é que o que inviabiliza o transporte urbano em Ilhéus é o transporte rural. Então, eu posso subsidiar e verificar como que a receita-despesa do transporte distrital vai se comportar. Penso que a opção para você resolver, melhorar e ter a possibilidade de cobrar mais das empresas é separar os objetos. Eu usei o transporte escolar como exemplo", declarou.
Vila Nova ressaltou que, dentro de Ilhéus, são quase 1000km de estradas vicinais e muitas estão precárias. Com isso, haveria a necessidade de o município investir talvez o dobro do que já investe atualmente em patrulha mecânica, para manter uma boa qualidade de malha e atender a população. Bento disse que tem esse projeto como concepção, mas que fará estudos a respeito. Ele declarou que será avaliado também se o ideal seriam ônibus ou poderiam ser vans. "O estudo vai mostrar isso. Uma das maiores dificuldades que eu penso que as empresas têm é que a modelagem é ônibus e muitas vezes você tem o custo de bater carroceria", disse.

Confira a entrevista completa:

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Resposta de Jose carlos

QUANDO ESTAO LA DENTRO NAO FAZEM NADA QUANDO SE TORNAM CANDIDATO FAZEM DE TUDO POLITICA VIROU COISA DE ESPERTOS

★ ★ ★ ★ ★ Em 21-06-2024 às 18-23h 5
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