Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"FALTA MÃO DE OBRA QUALIFICADA NA REGIÃO", DISSE GERENTE DO SENAI SUL BAHIA

"FALTA MÃO DE OBRA QUALIFICADA NA REGIÃO", DISSE GERENTE DO SENAI SUL BAHIA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 15/04/2025 12h38

Indústrias contratam profissionais de fora por ausência de qualificação local, alerta representante do Senai

Durante entrevista concedida nesta terça-feira (15) ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, Alexandre Regis, representante do Senai na região, fez um alerta importante: a falta de mão de obra qualificada no sul da Bahia tem levado empresas a buscarem trabalhadores em outras localidades, especialmente nos setores da construção civil, informática e indústria de base.

"Estou muito preocupado. As indústrias estão chegando aqui e estão trazendo mão de obra de fora porque a região não tem mão de obra disponível", afirmou. Segundo ele, Ilhéus, por exemplo, tem demanda por pedreiros, carpinteiros e eletricistas industriais, mas os profissionais locais, muitas vezes, não possuem a qualificação técnica exigida. "O pedreiro existe, mas não está qualificado. Está perdendo oportunidade para quem está vindo de fora com formação."

O cenário se repete em diversos segmentos, como eletromecânica, elétrica e mecânica. Regis destacou que, embora existam pessoas interessadas em trabalhar, o que falta é formação técnica: "Existe o apagão de mão de obra qualificada. É essa a situação que a gente vive hoje."

Atuando em 25 municípios do litoral sul da Bahia, o Senai busca reverter essa realidade com cursos gratuitos voltados à indústria, como Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, Eletricista Industrial, Desenvolvedor de Aplicativos Móveis e Agente de Inspeção de Qualidade. Os cursos são oferecidos na unidade entre Ilhéus e Itabuna, com parte da carga horária prática e laboratórios modernos. "Queremos formar não só para empregabilidade, mas para que esses profissionais também possam gerir suas próprias carreiras", explicou.

 

O Senai também lançou uma plataforma que conecta ex-alunos às indústrias interessadas em contratar profissionais qualificados. "Se a gente não se preparar agora, quando o Porto Sul estiver funcionando, a gente vai ter que continuar importando mão de obra", alertou.

Interessados nos cursos podem obter mais informações pelo telefone (73) 3222-7155 ou pelo Instagram @senaisulbahia. Regis reforçou a importância do comprometimento dos candidatos: “É gratuito, mas precisa ter responsabilidade. Quando a pessoa desiste, tira a vaga de quem realmente quer mudar de vida.”

Confira a entrevista completa: 

" target="_blank">

Deixe seu comentário para "FALTA MÃO DE OBRA QUALIFICADA NA REGIÃO", DISSE GERENTE DO SENAI SUL BAHIA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!