Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"ISSO SÓ VAI SER FEITO POLITICAMENTE", DECLAROU PILOTO SOBRE AQUISIÇÃO DE GPS RNP AR PARA O AEROPORTO DE ILHÉUS

"ISSO SÓ VAI SER FEITO POLITICAMENTE", DECLAROU PILOTO SOBRE AQUISIÇÃO DE GPS RNP AR PARA O AEROPORTO DE ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 28/11/2024 13h41

A tecnologia, já aplicada em várias cidades do Brasil, vai reduzir a distância da aeronave da pista, durante os pousos, e o número de arremetidas no aeroporto

Durante o programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta quinta-feira, 28, o piloto internacional, Alexandre Mendes, destacou que a redução dos valores das passagens pode acontecer se o aeroporto de Ilhéus fizer a aquisição de uma tecnologia, denominada GPS RNP AR. Segundo ele, para o avião pousar, é obrigatório que o piloto veja a pista, para efetuar o pouso com segurança e legalidade. Atualmente, em Ilhéus os pilotos precisam estar a 7 km da pista para que consigam vê-la e pousar com segurança. Isso porque não há um equipamento de aproximação. Já em outros aeroportos mais equipados, como Salvador, essa distância cai para 800 metros. Em dias chuvosos, as aeronaves em Ilhéus não conseguem ver a pista, pois nessa distância de 7 km, elas ainda estão dentro das nuvens. O ideal seria que o aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, tivesse o GPS RNP AR, para reduzir a distância para 800 metros, e consequentemente, os valores das passagens e a oferta de mais voos para a cidade. Alexandre disse que a aquisição desse sistema depende de uma articulação política. Visto que em outros momentos o tema já foi levado para o Ministério da Defesa e nada foi feito. "Tecnicamente, eu pedindo, Vila Nova pedindo, o administrador do aeroporto pedindo, não vai adiantar. Eu garanto que não vai. Porque isso já está sendo tentado há anos e nunca conseguimos. Isso só vai ser feito politicamente. Eu já estive com o prefeito eleito, e com o antigo prefeito também, o que está saindo, Mário Alexandre. Já tentamos entrar em contato com o Ministério da Defesa, o Ministro da Defesa, e pedir para que Ilhéus seja uma das cidades contempladas com esse procedimento, que não custa nada pra gente, Esse GPS vai permitir que o avião chegue muito próximo da pista, evitando, eu diria pra vocês, pelo menos 95% do que hoje a gente perde de voo em Ilhéus, explicou.

Mendes afirmou que uma articulação política com o governo brasileiro, através do Ministério da Defesa e seus departamentos que cuidam da aviação, pode trazer o sistema para Ilhéus, assim como já foi feito nos aeroportos do Rio de Janeiro, de Joinville, de Caxias do Sul, e outras cidades no Brasil. "Basta que venha um avião do próprio governo, com a tecnologia que o governo já tem. Vai vir um avião de ensaio, que vai dar algumas voltas no aeroporto de Ilhéus, mapeando a área, fazendo todas as medições. Esse avião desenha uma carta de aproximação e o piloto, ao executar essa carta de aproximação, vai poder chegar mais perto, mais baixo, ter maior probabilidade de ver a pista e de pouso", explicou. 

O comunicador Vila Nova chamou a atenção para que seja feita uma força política, com o objetivo de tentar solucionar esse problema no aeroporto de Ilhéus.

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

Deixe seu comentário para "ISSO SÓ VAI SER FEITO POLITICAMENTE", DECLAROU PILOTO SOBRE AQUISIÇÃO DE GPS RNP AR PARA O AEROPORTO DE ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!