"O PLANO SERÁ MUITO DIALOGADO COM A COMUNIDADE", AFIRMAM PROFESSORES SOBRE ELABORAÇÃO DO PMRR
Na entrevista comandada pelo Comunicador Vila Nova, Joel e Cleverson falaram sobre a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR).
OTabuleiro recebeu nesta sexta-feira (22), os professores Joel Felipe (UFSB) e Cleverson Lima (Uesc). Na entrevista comandada pelo Comunicador Vila Nova, Joel e Cleverson falaram sobre a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR).
O PMRR é realizado pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias (SNP) e visa diminuir os impactos das catástrofes naturais: "Ele visa uma prevenção. Precisamos preparar as condições da cidade para que não seja na hora da grande precipitação pluviométrica que a gente precise fazer esse atendimento emergencial. A ideia é fazer o diagnóstico de cada área de Ilhéus, cada alto da cidade e em seguida estabelecer qual a melhor solução para contenção de encostas, drenagem, etc", destacou Joel.
Segundo Cleverson, a ideia do plano é tentar manter as pessoas nos seus locais de origem, mas trazendo segurança: "Com essa visão do macro, tanto a prefeitura quanto o ministério vão ter condições de dar um melhor encaminhamento para a cidade".
Os objetivos específicos dos Planos Municipais de Redução de Risco são: a realização do mapeamento e diagnóstico envolvendo a delimitação de setores, a estimativa de moradias afetadas e o estabelecimento de graus relativos de risco; Indicar tipologias de intervenção necessária em cada setor mapeado, tais como medidas estruturais e não estruturais, considerando soluções baseadas na natureza e participação social, assim como incorporar o conhecimento das comunidades; propor critérios de hierarquização para execução das intervenções e elaborar um plano de ação para a GRD municipal e um plano de comunicação de seus resultados.
"A gente começa oficialmente os levantamentos em feveiro e eles vão até julho. É um instrumento para o município e o Governo Federal. Reforçamos que os candidatos e candidatas a prefeito de Ilhéus nos recebam. Em janeiro de 2025 este trabalho vai estar quase pronto e precisamos dessa continuidade", reforçou Joel.
Caberá às Universidades parceiras: desenvolverem a formação de profissionais na área de gestão de riscos urbanos; elaborar os PMRR; garantir a aplicabilidade das inovações metodológicas aos objetivos dos PMRR; implementar inovações metodológicas e outras atividades.
"Estamos apenas dando início ao trabalho e esperamos colher bons frutos nos próximos meses", afirmou Cleverson.
Deixe seu comentário para "O PLANO SERÁ MUITO DIALOGADO COM A COMUNIDADE", AFIRMAM PROFESSORES SOBRE ELABORAÇÃO DO PMRR