"É PERMITIR QUE AS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO TÊM O NOME DO PAI OU DA MÃE NA CERTIDÃO, POSSAM TER ESSE DIREITO", DISSE DR. LEONARDO SOBRE AÇÃO DA DEFENSORIA
Ação vai acontecer no próximo sábado (17), na sede do órgão, que fica na rua Rotary
O defensor estado da Bahia, dr. Leonardo Couto Sales, participou do programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta quarta-feira (14), para falar sobre a Ação Cidadã "Sou Pai Responsável", que chega neste sábado, dia 17 de agosto, a Ilhéus. A ação, promovida pela Defensoria Pública, já realizou em 17 anos mais de 26 mil exames de DNA gratuitos na Bahia. "O trabalho visa permitir que as crianças que ainda não têm o nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento possam ter esse direito fundamental. O reconhecimento da paternidade e da criação", declarou dr. Leonardo.
O evento já começou em Salvador e segue até o próximo sábado (17), quando Ilhéus também recebe a ação, na sede da Defensoria, que fica na rua Rotary. "Nesse dia a gente busca realizar os exames, fazer acordos, para que a criança possa ter direito ao convívio familiar materno e paterno", declarou dr. Leonardo.
O defensor explicou como funciona o reconhecimento de paternidade afetiva. "É um processo simples, que foi ganhando legalidade ao longo dos anos. Basta que comprove o vínculo afetivo e haja concordância da genitora". Dr Leonardo disse ainda que em caso de crianças maiores de 12 anos, elas são ouvidas no processo de paternidade afetiva, e que a criança tem todos os direitos que o filho biológico tem garantidos por lei, sejam hereditários, pensão alimentícia e outras responsabilidades.
Confira aqui a entrevista completa:
Deixe seu comentário para "É PERMITIR QUE AS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO TÊM O NOME DO PAI OU DA MÃE NA CERTIDÃO, POSSAM TER ESSE DIREITO", DISSE DR. LEONARDO SOBRE AÇÃO DA DEFENSORIA