"PORTO SUL É IRREVERSÍVEL", DIZ ISAAC ALBAGLI SOBRE FUTURO DA INFRAESTRUTURA EM ILHÉUS

Isaac reforçou que o Porto Sul é um projeto consolidado e que o governo do estado não permitirá que ele seja inviabilizado
O ex-secretário de Planejamento e Infraestrutura de Ilhéus, Isaac Albagli, afirmou em entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta quarta-feira (26), que o Porto Sul não corre o risco de ser desativado ou desviado para o Espírito Santo. Segundo ele, a grande preocupação está na possível mudança da bitola da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que poderia favorecer o envio de cargas para os portos da Região Metropolitana de Salvador.
Isaac destacou que, apesar de haver especulações sobre um possível desvio de cargas para Vitória (ES), essa hipótese não faz sentido logístico. "Isso foi um alerta também, mas a possibilidade disso é mínima. Porque seria um desvio pela própria Ferrovia Centro-Atlântica, só que no sentido contrário, até chegar numa cidade em Minas Gerais e, de lá, seguir para Vitória. Esse trajeto dá 1.300 quilômetros. Então, é meio sem lógica você andar 1.300 quilômetros podendo andar 400", explicou.
A preocupação principal, segundo o ex-secretário, deve ser a proposta de mudança na bitola da FCA, que pode tornar a ferrovia mais vantajosa para o escoamento das cargas pelo Porto de Aratu, em Salvador. Isso, sim, poderia esvaziar o Porto Sul, afetando diretamente o desenvolvimento econômico do sul da Bahia.
Isaac reforçou que o Porto Sul é um projeto consolidado e que o governo do estado não permitirá que ele seja inviabilizado. "O porto faz parte de um projeto do governo do estado. Então o governo também não deixaria isso acontecer", disse. Ele ainda destacou que projetos logísticos desse porte são planejados para o longo prazo. "Esses transportes são coisa de longo prazo. Você não faz um cálculo de curto prazo para cinco ou seis anos. Isso é pensado para 30 ou 40 anos. Então você passar 30 ou 40 anos transportando por 1.300 quilômetros, quando poderia fazer em uma distância muito menor, não faz sentido."
Mesmo descartando o risco imediato de um desvio para o Espírito Santo, Isaac alertou que o momento exige atenção e debate para garantir que o Porto Sul opere com a capacidade planejada, fortalecendo a economia do sul da Bahia.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para "PORTO SUL É IRREVERSÍVEL", DIZ ISAAC ALBAGLI SOBRE FUTURO DA INFRAESTRUTURA EM ILHÉUS