"QUEM SUPERLOTA O HRCC SÃO OS PACIENTES DE ILHÉUS, QUE TEM OS PIORES INDICADORES DE ATENDIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA DA REGIÃO", DISSE A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE UNA
Gleiciane Birschner falou ainda que Ilhéus não tem central de regulação de leitos, e regula apenas exames e consultas, internamentos via SUREM (Sistema de Regulação Estadual)
A superlotação do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, voltou a ser tema do programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM, nesta segunda-feira (25). Durante o programa, o comunicador Vila Nova chamou a atenção para a demanda de pacientes que são atendidos no hospital e não são apenas de Ilhéus. O HRCC atende pacientes de diversos municípios da região. Vila Nova falou sobre essa demanda, que por não encontrar atendimento de qualidade nas unidades de saúde dos municípios, acaba superlotando o hospital, que é "portas abertas". A secretária municipal de saúde de Una, Gleiciane Birschner, entrou em contato durante a programa e afirmou: "quem superlota o Hospital Costa do Cacau são os pacientes de Ilhéus, que aqui na região tem os piores indicadores de atendimento na Atenção Básica. Os pacientes não conseguem atendimento nos postos e buscam o Costa do Cacau, porque lá é garantia de serem atendidos. Em Una, nós temos 100% de cobertura de PSF e todas as unidades com médicos, atendendo diariamente", declarou.
Gleiciane concordou com a fala de Vila Nova, que se os municípios não estruturarem a atenção primária, os pacientes vão continuar indo para o Costa. Mas afirmou que os municípios pactuados encaminham para o Costa do Cacau pacientes regulados, e, segundo ela, Ilhéus não tem nem central de regulação de leitos. "A regulação de ilhéus só regula exames e consultas, internamentos via SUREM (Sistema de Regulação Estadual), e Ilhéus nem tem esse serviço implantado", declarou.
Por fim, Vila Nova falou sobre a necessidade de um estudo para a ampliação do Hospital Regional Costa do Cacau, com mais médicos e leitos.
Resposta de IEDA Mota
No cista do cacau, nós vamos lá sentindo dor, de um pequeno acidente, a médica do dia disse q só ne atenderia se eu levasse a guia do posto de saúde q né assiste no bairro! Eu falei dra...como eu vou levar guia se eu cair ontem no domingo. Em fim fui no hospital buscar atendimento e medicamentos pra sanar a minha dor, sair de lá sem ser atendida com medicamento pra sanar minha dor!Uma falta de amor pelo seu próximo no atendimento de alguns médicos do H.Cista do Cacau.. depois ficam fazendo campanha para não se auto se medicar...como não? Vai ficar sentindo dor! Tenha consciência que um médico ou enfermeiro são vasos de Deus! Estao cuidando de uma vida, uma alma, um ser humano igual a vc médico/enfermeira! Deus tudo vê viu! A lei verdadeira que não falha, é da semeadura, se paga aqui!
★ ★ ★ ★ ★ Em 26-03-2024 às 11-45h 5