Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"SE A VALE COMPRAR A BAMIN, ESQUEÇA O PORTO SUL, ESQUEÇA ILHÉUS", DIZ VILA NOVA

"SE A VALE COMPRAR A BAMIN, ESQUEÇA O PORTO SUL, ESQUEÇA ILHÉUS", DIZ VILA NOVA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 15/01/2025 17h44
★ ★ ★ ★ ★
7

Comunicador alerta sobre os impactos econômicos e sociais para Ilhéus e a região cacaueira caso o projeto do Porto Sul seja inviabilizado pela possível venda da mineradora

Durante o programa O Tabuleiro da rádio Ilhéus FM nesta quarta-feira (15), o comunicador Vila Nova levantou sérias preocupações sobre os impactos da possível venda da BAMIN para a mineradora Vale. Segundo ele, a transação poderia comprometer o futuro econômico de Ilhéus e da região cacaueira, especialmente em relação ao Porto Sul, considerado um dos projetos estratégicos para o desenvolvimento local.

"Se isso realmente acontecer, nós de Ilhéus vamos ter um prejuízo muito grande. Porque não é de interesse da Vale o Porto Sul. A Vale vai querer fazer suas operações pelo Espírito Santo", afirmou Vila Nova, destacando que a construção do Porto Sul exige cerca de R$ 5 bilhões, enquanto a alteração da malha ferroviária custaria R$ 1 bilhão. "A Vale vai querer mudar a malha e operar pelo Espírito Santo. Esqueça o Porto Sul, esqueça. Nós não vamos ter a cidade, e não só a cidade, mas a região cacaueira que tanto sonhamos."

O comunicador alertou para as possíveis consequências econômicas e sociais caso o projeto do Porto Sul seja inviabilizado. "Esse boom imobiliário que está acontecendo em Ilhéus, essas empresas que estão chegando, tudo isso é uma expectativa de uma cidade melhor, maior. Mas é por conta do Porto Sul. Se a Vale comprar a BAMIN, muda toda a estratégia. Adeus, Ilhéus. Vamos ser uma cidade apenas de veraneio", lamentou. Ele ainda comparou o cenário ao período da crise causada pela vassoura-de-bruxa, que devastou a economia cacaueira.

Vila Nova também criticou a falta de mobilização da sociedade e das lideranças políticas sobre o tema. "O governo municipal precisa tomar conta disso. O setor de Planejamento da Prefeitura, a Câmara de Vereadores, os empresários, a CDL, os clubes de serviço, a maçonaria, todos precisam estar atentos. Temos milhões em investimentos imobiliários aqui na cidade. Pessoas que compraram apartamentos acreditando nesse projeto. E se a Vale comprar a BAMIN, tudo isso pode ir por água abaixo."

O comunicador destacou ainda a importância de utilizar a influência política de figuras como Manuel Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e ex-governadores como Rui Costa. "Será que a Bahia vai perder para o Espírito Santo? Não dá. Nós temos que ter força política nisso. Parece que a gente espera perder para depois lamentar."

Por fim, Vila Nova reafirmou a importância do Porto Sul e da ferrovia para o desenvolvimento da região. "Eu vou continuar questionando, vou continuar falando, porque entendo a importância disso para a gente continuar crescendo, avançando e tendo uma excelente qualidade de vida."

Confira a declaração de Vila Nova na íntegra:

"Eu preciso rapidamente voltar a tocar nesse assunto, que é essa questão da possível compra da Bamin pela Vale. Se isso realmente acontecer, nós de Ilhéus vamos ter um prejuízo muito grande. Porque não é de interesse da Vale o Porto Sul. Não é de interesse. A Vale vai querer fazer suas operações pelo Espírito Santo. Construir o Porto Sul precisa de em torno de cinco bilhões de reais. E mudar a malha um bilhão. Simplesmente a Vale vai querer mudar a malha e operar pelo Espírito Santo. Esse boom imobiliário que está acontecendo em Ilhéus, essas empresas que estão chegando, tudo isso é uma expectativa de uma cidade melhor, maior, uma cidade que vai continuar atraindo pessoas e vai continuar atraindo investimentos, mas é por conta do Porto Sul. Se a Bamin realmente for vendida, esqueça o Porto Sul, esqueça, nós não vamos ter a cidade, e não só a cidade, mas a região cacaueira, nós não vamos ter a região cacaueira que tanto sonhamos. O Porto Sul precisa acontecer, e lamentavelmente eu não estou vendo a sociedade se preocupar com isso, talvez por falta de conhecimento, mas o governo municipal precisa tomar conta disso. O secretário de Planejamento ou o setor de Planejamento da Prefeitura precisa estar atento a isso. CDL, os clubes de serviço, maçonaria, é necessário que a Câmara de Vereadores esteja atenta a isso. É necessário que os empresários de ilhéus estejam atentos a isso. Estejam atentos a isso. Inclusive os empresários do ramo imobiliário, porque nós temos uma quantidade enorme de prédios sendo construídos aqui em Ilhéus. Isso aí tem milhões e milhões de investimentos. Pessoas que compraram apartamentos, hoje tem um, dois, três, quatro apartamentos aqui, que investiram na cidade acreditando realmente que isso pudesse acontecer. A cidade, ele teve esse boom especialmente na zona sul da cidade de Ilhéus, acreditando no Porto Sul. E se a Vale comprar a Bamin, muda toda estratégia. Muda os trilhos da ferrovia para o Espírito Santo. Adeus, Ilhéus. Vamos ser uma cidade apenas de veraneio. E aí, amigos, lembra aquela pobreza que nós tivemos aqui naquele. Aquele período da vassoura de bruxa, alguma coisa muito parecida, muito parecida. Portanto, chamo a atenção da sociedade, chamo a atenção dos empresários, chamo a atenção dos políticos, de deputados federais que tiveram voto aqui, chamo atenção do governador do estado da Bahia. E aí não tô falando só de Ilhéus, falando da região cacaueira que vai sofrer e sofrer bastante. Chamo atenção de todos os senhores que querem o desenvolvimento desta região.

Chamo a atenção de Nilton Cruz, que é empresário. Quando o presidente da república esteve aqui em Ilhéus, ele ficou na casa dele aqui em Ilhéus, ele no mínimo deve ter o zap de Lula. Imagina que ele manda um bom dia para o presidente da república, presidente bom dia, tenha um dia de trabalho, proveitoso, forte abraço, pronto, aí Lula bota um legalzinho, sei lá o quê, mas tem um contato. Rui Costa foi o governador da Bahia que mais investiu em Ilhéus, Rui Costa certamente tem conhecimento disso, será que a Bahia vai perder pro Espírito Santo? Não dá, não dá para Bahia perder pro Espírito Santo. não dá para o estado da Bahia perder, e aí nós temos que ter força, muita força política nisso. Nós temos, hoje, uma das maiores autoridades da República, é de Ilhéus, nascida em Ilhéus, e lamentavelmente nós não estamos usando essa influência importante que temos na República, que é o doutor Manuel Neto, secretaria-executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Até semana passada, o doutor Manuel Neto era ministro da justiça, substituindo Ricardo Lewandowski. É daqui de Ilhéus, pô, nasceu aqui. Nós precisamos aproveitar essas forças que nós temos. E a gente não aproveita. Parece que a gente espera perder para depois de lamentar que perdemos. Eu tenho falado isso o tempo todo aqui e vou continuar questionando, vou continuar falando, porque entendo da importância da ferrovia, da importância do Porto Sul para a gente continuar crescendo, avançando e tendo uma excelente qualidade de vida."

 

Deixe seu comentário para "SE A VALE COMPRAR A BAMIN, ESQUEÇA O PORTO SUL, ESQUEÇA ILHÉUS", DIZ VILA NOVA

Resposta de Adilton Santos de Almeida

Bom dia Gostei muito dessa Matéria isso é muito importante pra toda a Região do sul Bahia Eu sou Baiano Amo a Bahia nós precisamos lutar pelo interesse da Bahia Veja bem a vale ela já cometeu vários crimes em Minas Gerais pela suas irresponsabilidade o povo da Bahia não pode aceitar isso Por favor espalhe essa Notícia faça uma campanha pra mobilizar o povo pra que isso não aconteça Obrigado ????????

★ ★ ★ ★ ★ Em 18-01-2025 às 11-17h 5

Resposta de José Carlos Cachoeira

É lamentável toda essa situação: pois todo esse investimento que está sendo feito ao longo dos anos, seja de uma hora para outra ser jogado fora. O que não me cansa estranheza, é saber que esse propósito da Vale possa ser concretizada, pois não se sabe realmente se vai acontecer essa negociação da venda dessa mineralogia, e qual será a clareza w a transparência, vamos ficar alerta sobre essa situação.

★ ★ ★ ★ ★ Em 18-01-2025 às 01-46h 5

Resposta de Anton

Gracassssss a Deussss. Morro na juerana e vejo,sinto e sofro com tanta destruição. A Bamin só destrói. A terraplanagem destrói,tudo pq ninguém se preocupa com a natureza. No fundo da minha casa aparecem 6,7,8 espécies de pássaros assustados,perdidos: destruíram c certeza seu biomassa. Raposas,serpentes,animais de todas as espécies aparecendo diante do caos destruidor. E levaram alguns para uma área pequena,inadequada em Serra Grande. *NAO A DESTRUICAO* ILHEUS PRECISA PRESERVAR A NATUREZA E VIVER DO TURISMO-4A MAIOR INDÚSTRIA DO MUNDO!!!!!

★ ★ ★ ★ ★ Em 17-01-2025 às 18-43h 5

Resposta de ALEXANDRE JOSE CORDEIRO MARTINS

Equívoco no desenvolvimento imobiliária, pois não depende da bamin, o setor imobiliário não está se apegando na construção pelo porto, pelo contrário, acha que talvez afaste mais os turistas que estão movimentando o setor imobiliário. Ilhéus tem uma potência imobiliária maior que balneário Camboriú. Apenas depende de melhorias na cidade, limpeza, mobilidade, energia, saneamento, segurança. Se o porto não vier, o ramo imobiliária vai expandir para o norte , sem o medo de um porto próximo ao seu empreendimento!

★ ★ ★ ★ ★ Em 17-01-2025 às 13-09h 5

Resposta de Ana Alice Dias Alves

Vamos ganhar uma ponte nova....aquela ponte que seria para o porto sul,seria para a população...quanto a investimento imobiliário... invasão das áreas verdes ? Grandes investimentos....

★ ★ ★ ★ ★ Em 17-01-2025 às 11-06h 5

Resposta de Alessandro Nonato

É torcer que isto não aconteça,mas tratando se de uma empresa privada .. certamente vai manter o interesse no menor custo logístico e ha grande chance de escoamento pelo porto já estruturado de Vitória; o governo precisa acelerar a obra visando também o escoamento de grãos ,pois este sim poderá manter vivo o tao esperado Porto Sul

★ ★ ★ ★ ★ Em 17-01-2025 às 04-30h 5

Resposta de Alessandro Nonato

É torcer que isto não aconteça,mas tratand

★ ★ ★ ★ ★ Em 17-01-2025 às 04-23h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!