“GAMBIARRA" NA DUPLICAÇÃO: "O QUE ESTÃO FAZENDO NA ZONA SUL?” QUESTIONA VILA NOVA

Comunicador chama atenção para intervenção próxima à UPA e questiona riscos à segurança viária na zona sul de Ilhéus
Durante o programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, o comunicador Vila Nova levantou sérias preocupações sobre uma obra em andamento na duplicação da BA-001, na zona sul de Ilhéus. Segundo ele, uma intervenção que dá acesso à rua Vereador Rui Carvalho, próximo à UPA, pode colocar em risco os motoristas que trafegam pela rodovia.
“O que vocês estão fazendo na duplicação na zona sul? Tem três ou quatro dias que uma equipe, com uma placa da prefeitura, está cortando o meio-fio e fazendo uma gambiarra para a pista inferior, que é a rua Vereador Rui Carvalho. Cortaram a pista na parte de cima, tiraram o meio-fio e fizeram uma entrada para a pista inferior. Que gambiarra foi aquela que vocês fizeram? Eu não entendi. Aquilo pode provocar acidentes, porque quem está na rodovia vai descer direto para a pista de baixo, que já tem grande fluxo de veículos”, alertou Vila Nova.
A crítica principal recai sobre o impacto da intervenção em uma área movimentada e com largura insuficiente para o aumento de fluxo de veículos. “Ali não tem necessidade disso. Quem utiliza aquela pista é quem vai para o Hernani Sá ou o Nelson Costa. Aquela pista nem é tão larga para comportar duas mãos, porque sempre tem veículos estacionados nas imediações, como na churrascaria ou próximo à UPA”, explicou o comunicador. “Eu só não quero crer que isso foi feito para beneficiar alguém, como um empresário ou um empreendimento ali perto", continuou Vila Nova.
Um ouvinte reforçou as críticas durante o programa, destacando a insegurança e o impacto no tráfego. “A via ali embaixo, na Avenida Rui Carvalho, é bastante movimentada. Então, vai acabar causando congestionamento na via de cima, para poder descer. Hoje, infelizmente, alguns motoristas não têm educação no trânsito. Ninguém quer diminuir a velocidade para o outro carro entrar na sua frente; querem acelerar para passar, e isso só vai causar transtorno”, disse.
Além do risco de acidentes, a falta de planejamento na intervenção foi comparada com outras prioridades que poderiam ser atendidas. “Ao invés de estar fazendo essa gambiarra, a gente poderia estar recuperando a iluminação da via, porque uma boa parte está sem iluminação e está toda escura”, destacou o ouvinte.
A obra, que segue em andamento, ainda não teve esclarecimentos por parte da Prefeitura de Ilhéus sobre seus objetivos ou planejamento. Nossa redação procurou a prefeitura mas, até o fechamento dessa reportagem, não teve retorno sobre a obra.
Resposta de Wagner Walther Oliveira
Inacreditável o que estão fazendo! Quem é o engenheiro irresponsável?
★ ★ ★ ★ ★ Em 07-02-2025 às 17-07h 5