"A INCIDÊNCIA DE TUBERCULOSE EM ILHÉUS É ENORME" DIZ ENFERMEIRA JANE FRANCISCA AO ATENTAR SOBRE O DIA MUNDIAL DA DOENÇA
Em entrevista ao Tabuleiro nesta quarta-feira (23), a Enfermeira Jane Francisa, Coordenadora do Programa de Combate a Tuberculose e Hanseníase, falou sobre o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, que acontece nesta quinta-feira (23).
Em entrevista a OTabuleiro nesta quarta-feira (23), a Enfermeira Jane Francisa, Coordenadora do Programa de Combate a Tuberculose e Hanseníase, falou sobre o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, que acontece nesta quinta-feira (23). Ela abordou também questões como a importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento rápido contra a enfermidade e a alta incidência da doença em Ilhéus.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que tem cura e tratamento, e pode atingir qualquer parte do corpo. No entanto, a única forma de transmissão é via aérea, por isso só a enfermidade pulmonar e larinja podem ser passadas de uma pessoa para outra. Jane chama atenção para importância do diagnóstico precoce e do tratamento rápido, "uma pessoa com a doença, sem tratamento, pode em um ano contaminar de 10 a 15 pessoas".
O tratamento tem duração mínima de 6 meses, podendo se estender por até 2 anos. Em Ilhéus, ele acontece no CAE III, de segunda a sexta, no período da manhã ou da tarde, "o paciente é atendimento de maneira humanizada, com acolhimento", afirma a Coordenadora. Entre os principais sintomas da tuberculose, estão a tosse por mais de 3 semanas, febre no período da tarde, emagrecimento e sudorese noturna.
Sobre a alta incidência de casos na cidade, Jane diz que tem sido duas vezes maior que a média estadual. Ela diz que isso acontece, primeiramente, devido a cidade estar realizando um grande número de diagnósticos, e também por conta do abandono alto do tratamento, o que faz com que o paciente volte a contaminar outras pessoas.
Sobre a agenda de ações do Dia Mundial de Combate a Tuberculose, a Coordenadora afirma que nesta quinta (23), será feito um trabalho interno de análise e controle epidemiológico e também uma homenagem aos antigos funcionários que trabalharam durante anos no combate a doença em Ilhéus. Além disso, durante a semana já estão ocorrendo trabalhos educativos em unidades de saúde, e divulgação na mídia.
Jane finaliza dizendo que a Tuberculose não pode ser tratada apenas pelo Sistema de saúde e cobrando maiores medidas por outros setores da sociedade. Ela agradece a parceiros como o Lions, que oferece cestas básicas a pessoas com tuberculose; a Faculdade de Ilhéus e Madre Thaís; a UESC, entre outros colaboradores que são ativos no combate a doença.
Deixe seu comentário para "A INCIDÊNCIA DE TUBERCULOSE EM ILHÉUS É ENORME" DIZ ENFERMEIRA JANE FRANCISCA AO ATENTAR SOBRE O DIA MUNDIAL DA DOENÇA