"A MONILÍASE É O COVID DO CACAU", AFIRMA SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DO ESTADO DA BAHIA
" Hoje no campo as pessoas estão evoluindo. Temos que trabalhar esse novo modelo de comunicação ", disse.
Em entrevista ao programa O Tabuleiro, Ilhéus FM 105.9 nesta sexta-feira (09) o secretário estadual de Agricultura , João Carlos Oliveira, falou sobre os investimentos no cacau e na região sul da Bahia. Com experiência na secretaria de meio ambiente do estado, onde geriu por mais de dois anos, ele disse que a passagem nesta pasta foi importante para construir parcerias. " Todo sonho de agrônomo é ser secretário de agricultura ", contou.
Durante bate papo com o comunicador Vila Nova , João Carlos salientou a importância ambiental do cacaueiro. "Consumir o cacau no sul da Bahia é preservar o meio ambiente ", afirmou ele lembrando que o cacau cabruca, foi essencial para conservar as bacias hidrográficas e a Mata Atlântica da região.
Assistência Técnica- Vila Nova salientou a importância da assistência técnica para ajudar os agricultores de todo Estado. Segundo João Carlos, a expectativa é que com a retomada da vida normal, pós pandemia, além de técnicos para assistência preferencial, está sendo desenvolvida um trabalho digital para que informações técnicas sejam passadas por redes sociais. " Hoje no campo as pessoas estão evoluindo. Temos que trabalhar esse novo modelo de comunicação ", disse.
Chegada da monilíase- A monilíase, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, é uma das mais sérias doenças do cacaueiro, infectando os frutos em qualquer fase de desenvolvimento e, em condições favoráveis, pode causar perdas de até 100% da produção e foi detectado nesta semana , em um pé de cacau no norte do país. "Preocupante" , disse o secretário João no programa O Tabuleiro. Para ele, a moniliase é a COVID-19 do cacau. " Onde chegou, ao redor do mundo, fez um estrago grande", disse. Segundo ele, todas as providências, estão sendo tomadas e irá discutir com pessoas capacitadas alternativas para evitar que a monilíase chegue até a Bahia, podendo até mesmo fazer barreiras sanitárias.
" É um fungo com capacidade de disseminar forte e atinge o fruto, a parte comercial do cacau ", pontuou.
João falou que para que a cacauilcutura aumente a produtividade é preciso de crédito e assistência técnica. Clique e ouça na íntegra a entrevista com o secretário.
Resposta de Gerson Fonseca Cabral
Sem moral! Nenhuma este governo, falar de Desenvolvimento Agro Regiobal. Destruiu ATER. BA. Acabou com a Pesquisa estadual e ajudou a sulcatear a CEPLAC. LAMENTAVEL. Sem contar com ao apoio a invasão ilegal e apoio a falsos índios Bandidos.
★ Em 11-07-2021 às 16-31h 1