Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"ACM NETO ERROU NA ESCOLHA DA SUA VICE" AFIRMA SECRETÁRIO GERAL DO PP BAHIA

"ACM NETO ERROU NA ESCOLHA DA SUA VICE" AFIRMA SECRETÁRIO GERAL DO PP BAHIA
Por: Stefhany Alencar
Dia 27/01/2023 11h54

Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, Jabes destacou os pontos que na sua opnião, levaram Acm Neto a perder a disputa pelo governo da Bahia.

Nesta sexta-feira (27), OTabuleiro recebeu o ex-Prefeito de Ilhéus e Secretário Geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, Jabes destacou os pontos que na sua opnião, levaram Acm Neto a perder a disputa pelo governo da Bahia.

Jabes relembrou os motivos que levaram ao rompimento da aliança de mais de 12 anos, entre o PP e o PT. Veja aqui. Esse rompimento levou o PP a se aliar a Acm Neto nas eleições para o Governo da Bahia em 2022. 

O Secretário Geral do PP aproveita para ressaltar que essa decisão de rompimento foi unânime e aprovada por todos do partido.

Naquela época, Acm Neto aparecia na frente em todas as pesquisas de intenção de voto. Além disso, já era um velho conhecido na política baiana, por ser neto de ACM e por ter sido prefeito da cidade de Salvador. Do outro lado, o candidato Jerônimo Rodrigues, do PT, que era o seu maior adversário, até então não era conhecido por grande parte do eleitorado baiano e representava uma ameaça "pequena" até então. 

Todos os fatores apontavam para uma vitória de Neto já no primeiro turno. No entanto, isso não aconteceu. A eleição seguiu para um segundo turno e Jerônimo Rodrigues se elegeu como Governador da Bahia. 

Para Jabes Ribeiro, a derrota de Neto foi um resultado de vários fatores, principalmente a falta de avaliação da força de Lula na Bahia e a subestimação dos resultados das pesquisas de intenção de votos espontâneas, "eu sempre dizia que era um perigo. Ele nunca passou de 36%, 37% na pesquisa espontânea, que são os votos consolidados. Isso significava que tinha um espaço para movimento nesses votos de Neto". 

Além disso, Jabes destaca a importância da força da máquina do PT no resultado das eleições, a neutralidade de Jerônimo, "é indiscutível. Rui entrou com a máquina para valer [...] Jerônimo era um candidato neutro, ele sozinho não vai para lugar nenhum, mas também não é um cara que tinha problemas para atrapalhar a caminhada".

Ribeiro aponta também a escolha de Ana Coelho como vice de Acm Neto como um possível fator para a derrota do candidato, "Não tenho nada contra ela. Neto disse em uma entrevista que ela não o tirou nada, mas eu perguntaria, "e somou em que?" Acho que tinham outros nomes que podiam agregar, como Zé Ronaldo". 

Confira a entrevista completa 

 

Deixe seu comentário para "ACM NETO ERROU NA ESCOLHA DA SUA VICE" AFIRMA SECRETÁRIO GERAL DO PP BAHIA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!