"AS VARIZES PODEM SER TRATADAS SEM INTERVENÇÃO CIRÚRGICA" AFIRMA DR. ITAMAR VIEIRA
O tratamento é feito de maneira pioneira em Ilhéus, pelo SUS, na Clínica COTI em parceria com a Prefeitura.
Nesta terça-feira (26), OTabuleiro recebeu o Cirugião Vascular, Dr. Itamar Brito. Na entrevista, o médico falou sobre o tratamento de varizes sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
Dr. Itamar afirma que a variz é uma doença genética que afeta principalmente as mulheres, "as veias das pernas gradativamente vão se dilatando e perdem a função normal". Segundo ele, esta dilatação causa coceiras, dor, inchaço e em casos avançados, o escurecimento, endurecimento da pele e úlceras.
O médico aponta que a maioria dos pacientes se queixa de um aumento de peso progressivo nas pernas, ao longo do dia, "vai acumulando a pressão do sangue nas pernas e no fim do dia isso se manifesta".
Ele reforça que a população visite preventivamente um médico angiologista e fique atenta a qualquer sinal diferente do corpo, como a síndrome das pernas nervosas, "ficar batendo a perna no fim do dia pode ser um reflexo do aumento da pressão venosa em um estágio inicial".
Dr. Itamar afirma que a questão hormonal pode ser um fator relevante para a grande incidência de varizes em mulheres. O tratamento pode ser feito por intervenção cirúrgica de maneira tradicional. No entanto, ele diz que hoje em dia existem a espuma ecoguiada, o laser transdermico e o endolaser que são tratamentos menos invasivos.
As sessões são feitas de maneira escalonada, com o auxílio de medicamentos e de meias. O tratamento é feito de maneira pioneira em Ilhéus, pelo SUS, na Clínica COTI em parceria com a Prefeitura, "já temos mais de 2 mil casos tratados".
Confira a entrevista completa
Resposta de Mary Inês Nascimento Rosa Pereira
Bom dia sou moradora de ilhéus, como faço o procedimento de espuma pelo SUS?tenho varizes e sinto muitas dores nas pernas, herança de mãe
★ ★ ★ ★ ★ Em 14-12-2023 às 13-45h 5