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"DRAGAGEM DO PORTO DE ILHÉUS É “CONDITIO SINE QUA NON” PARA A BUSCA DE NOVOS MERCADOS" DIZ EMMERSON TAVARES

"DRAGAGEM DO PORTO DE ILHÉUS É “CONDITIO SINE QUA NON” PARA A BUSCA DE NOVOS MERCADOS" DIZ EMMERSON TAVARES
Por: Stefhany Alencar
Dia 21/02/2022 08h30

OTabuleiro recebeu um texto redigido por Emerson Gomes Tavares, ex-presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus e Aldircemiro Ferreira Duarte, estivador aposentado e adovagado, apontando a dragagem do porto de Ilhéus como uma condição indispensável p

Nesta segunda (21), OTabuleiro recebeu um texto redigido por Emerson Gomes Tavares, ex-presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus e Aldircemiro Ferreira Duarte, estivador aposentado e adovagado, apontando a dragagem do porto de Ilhéus como uma condição indispensável para busca de novos mercados:

"DRAGAGEM DO PORTO DE ILHÉUS É “CONDITIO SINE QUA NON” PARA A BUSCA DE NOVOS MERCADOS

O assoreamento progressivo no canal de acesso ao Porto do Malhado impede a atracação de navios de maiores portes, obstaculiza o crescimento de carga movimentada  e, bem pior, trava qualquer possibilidade de se buscar novos mercados pela falta de competitividade. Isso representa uma perda irreparável em termos de mão de obra afetando diretamente em torno de 2 mil trabalhadores portuários e indiretamente outros tantos que integram a diversas outras classes laborativas indispensáveis ao processo de funcionamento da cadeia logística portuária e que envolve desde o fornecedor de lanches ao motorista, do exportador ao empresário portuário, via de consequência, atinge, também, em cheio, ao município de Ilhéus que tem reduzida a sua capacidade de arrecadação por conta da perda do poder de compra dos trabalhadores desses segmentos, posto que o consumo é um dos pilares básicos da economia. Importante ressaltar que 95% do comércio com o exterior é realizado pelo modal portuário e mesmo em condições de precariedade o Porto de Ilhéus contribui efetivamente com a sua fatia importante para receita cambial do país.

Embora esses fatores sejam realmente os principais obstáculos que exclui o Porto de Ilhéus da competitividade, a manutenção de 10 metros de calado no seu canal de acesso é crucial para mantê-lo em estado de sobrevivência e assegurar o escoamento de grãos, madeira, minérios, dentre outros produtos que pela qualidade da mão de obra dos seus trabalhadores tem compensado algumas deficiências estruturais e físicas, que comprovando a experiência em operações dessa natureza movimentam essas cargas com eficiência e responsabilidade profissional dentro do prazo previsto.

FELIZMENTE, sob a responsabilidade da CODEBA foram concluídas as obras de dragagem e manutenção de calado(10 metros) no canal de acesso do Porto de Ilhéus EM OUTUBRO DO ANO PRETÉRITO, ENTRETANTO, SOMENTE AGORA, no mês em curso, o seu RELATÓRIO DE CONCLUSÃO COM PEDIDO DE HOMOLOGAÇÃO foi encaminhado ao Setor Competente da Marinha.

No que pese o levantamento pós-dragagem não deva ser realizado imediatamente ao término da dragagem em si, por questões técnicas, entretanto, compete à Capitania dos Portos a fiscalização dos levantamentos executados, cuja fiscalização não se tem informações em termos de resultados, motivando preocupações aos segmentos portuários, considerando que se passaram quase 05(cinco) meses e a divulgação da homologação desse Relatório serve de instrumento de propaganda e fator de confiabilidade, como “conditio sine qua non”(condição indispensável) para busca de novos mercados".

 

EMMERSON GOMES TAVARES

EX-PRESIDENTE DO SINDICATO DOS ESTIVADORES DE ILHÉUS.

ATIVISTA SOCIAL

 

ALDIRCEMIRO FERREIRA DUARTE DA LUZ

ESTIVADOR APOSENTADO E ADVOGADO.

ATIVISTA SOCIAL

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