"É UMA OBRA QUE NÃO CONSIDERA AS PESSOAS" AFIRMA ESPECIALISTA EM MOBILIDADE URBANA SOBRE BA 001
Nesta terça-feira (14), OTabuleiro recebeu a Prof. Peolla Paula, Especialista em mobilidade urbana. Peolla falou sobre os problemas na infraestrutura da BA 001, que recentemente foi o cenário do trágico acidente que levou a morte da jovem Ranitla.
Nesta terça-feira (14), OTabuleiro recebeu a Prof. Peolla Paula, Especialista em mobilidade urbana. Peolla falou sobre os problemas na infraestrutura da BA 001, que recentemente foi o cenário do trágico acidente que levou a morte da jovem Ranitla.
Peolla afirma que a BA 001 é "uma obra que não considera as pessoas" e desde o começo do projeto, vem sendo discutida a questão da segurança, "nesse trecho em que houve o acidente fatal neste fim de semana, a gente tinha discutido e previsto em reunião que teria uma lombofaixa".
Ela diz que nunca houve dúvidas da necessidade de uma lombofaixa naquela localidade, especialmente por conta dos alunos da Faculdade que estudam a noite e sofrem com a visibilidade reduzida. A Professora frisa que as obras de engenharia podem moldar o comportamento das pessoas e medidas como fiscalização e arborização são excelentes aliadas na segurança no trânsito.
Sobre a construção de passarelas na rodovia, Peolla afirma que não defende a sua construção, pois além de desnecessária, é perigosa, "sabemos por meio de estudos que quando colocamos passarela, aumentam o número de mortes de pedestres abaixo da passarela". Além disso, esta construção possui um valor financeiro muito alto e também iria poluir visualmente a região.
A Professora diz que outras medidas mais simples e baratas poderiam ser utilizadas para resolver o problema, como a instalação de mais radares e a diminuição da velocidade de 60km para 50km, "esse é o padrão de cidade".
Ela reforça a necessidade dos responsáveis pela obra adotarem uma medida de contenção e aponta outros problemas na via como a circulação de animais e a falta de abrigo nos pontos de ônibus, "isso pra mim é um absurdo e uma falta de senso". Peolla frisa que a intervenção trouxe benefícios à comunidade, especialmente para os ciclistas, mas que o projeto possui muitas imperfeições.
Resposta de José Carlos Santos Junior
Olá, concordo com o inicio das informações passadas pela especialista Peolla, como por exemplo a lombofaixa, mas discordo que as passarelas sejam desnecessárias, ainda mais quando ela fala que uma das inviabilidades esbarra na questão financeira, isso para mim é o maior absurdo, o governo arrecada e arrecada muito bem por sinal e com certeza tem muito dinheiro. Será que a vida dessa jovem que acabou de falecer é barata assim? que o "custo" dessas passarelas esbarram nessa viabilidade??? Acredito que a senhora foi muito, ou melhor dizendo, bastante infeliz nessa colocação. Não da para aceitar esse tipo de inviabilidade. Pagamos impostos caríssimos e bancamos nossas cidades, estados e o país. O governo tem dinheiro e muito dinheiro para cuidar da vida das pessoas. Isso nunca e jamais pode ser empasse para trazer a segurança a vida das pessoas, será que vamos ter que ver mais mãe e pais, vindo as redes sociais destruídos pedindo que a justiça seja feita? Isso, so porque " A construção possui um valor financeiro muito alto" ISSO É UM ABSURDO. PARA SEGURANÇA E A VIDA, NUNCA SERÁ CARO, SENHORA PEOLLA. PASSARELAS SIM.
★ ★ ★ ★ ★ Em 14-06-2022 às 13-28h 5