"ILHÉUS E ITABUNA VÊM PERDENDO EM ARRECADAÇÃO", AFIRMAM PROFESSORES DE ECONOMIA DA UESC
Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, eles falaram sobre os dados obtidos a partir do boletim de conjuntura econômica e social desenvolvido pela UESC.
Nesta segunda-feira (19), OTabuleiro recebeu os professores Marcelo dos Santos e Sócrates, da Universidade Estadual de Santa Cruz. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, eles falaram sobre os dados obtidos a partir do boletim de conjuntura econômica e social desenvolvido pela UESC.
O Prof. Sócrates destaca que o Código Tributário de Ilhéus foi aprovado sem uma discussão prévia, "foi aprovado no apagar das luzes [...] Uma parte da população não conseguiu pagar o aumento elevado que teve, especialmente o IPTU e os alvarás. É necessário outro tipo de ação econômica do governo municipal".
Ele aponta que é necessário incluir a população nesse debate. Ilhéus e Itabuna também vêm perdendo em arrecadação, "isso indica que a nossa economia perdeu em relação a outros municípios, como Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Isso é preocupante, estamos perdendo em crescimento".
Segundo o Prof. Marcelo, os dados do boletim também apontam que Ilhéus e Itabuna diminuíram sua exportação neste primeiro trimestre de 2023, "Ilhéus diminuiu em 21% e Itabuna em 8,6%. O único município que aumentou foi Itajuípe". Já na importação, Ilhéus apresentou um aumento.
Desde o início do boletim, Ilhéus tem apresentado déficits recorrentes no seu comércio externo, "o comércio de Ilhéus é mais robusto devido ao Porto e Aeroporto, a questão de comercialização. Itabuna vem mais pelas rodovias, então o comércio de Itabuna é menor que Ilhéus. A logística impulsiona isso em Ilhéus, os modais ajudam a estimular o comércio externo", afirma Marcelo.
O principal produto exportado por Ilhéus e Itabuna neste primeiro trimestre foi o cacau.
Deixe seu comentário para "ILHÉUS E ITABUNA VÊM PERDENDO EM ARRECADAÇÃO", AFIRMAM PROFESSORES DE ECONOMIA DA UESC