"ILHÉUS ESTÁ COM GRANDE ÍNDICE DE DIAGNÓSTICOS DE BRONQUIOLITE" DIZ FISIOTERAPEUTA DRIELLY LUISI
Segundo Drielly, a bronquiolite aguda é uma infecção respiratória de vias aéreas típica do período mais frio do ano e atinge principalmente crianças de 0 a 2 anos.
OTabuleiro recebeu, nesta terça-feira (9), a fisioterapeuta Drielly Luisi, Especialista em Psicomotricidade de Desenvolvimento Infantil. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, Drielly falou sobre bronquiolite aguda.
Segundo Drielly, a bronquiolite aguda é uma infecção respiratória de vias aéreas típica do período mais frio do ano e atinge principalmente crianças de 0 a 2 anos, "esse público apreseta, na grande maioria, sintomas leves. Mas precisamos ficar atentos pois podem surgir sintomas mais graves [...] Em Ilhéus está havendo um grande indíce de diagnósticos de infecções respiratórias, principalmente a bronquiolite".
Ela destaca que o quadro da doença dura de 3 a 15 dias de sintomas, "a forma de diagnóstico é perceber os sintomas, como corisa e febre que durem mais de três dias [...] A prevenção pode ser feita evitando lugares de alglomeração, especialmente com crianças de menos de três meses. Além disso, lavar as mãos e a lavagem nasal".
Drielly afirma que a lavagem nasal deve ser feita de maneira regular, "isso é uma forma de manter as vias aéreas limpas, fluidas e umidificadas". A lavagem pode ser feita com soro fisiológico e o volume depende da idade da criança. Os fisioterapeutas também podem realizar esse procedimento ou prestar assistência.
No estágio de bronquiolite aguda, os profissionais fazem a avaliação da criança e analisam se será necessária a internação. O foco principal é a eliminação da secreção, "bronquiolite não tratada pode levar a pneumonia, que é um quadro mais grave ainda".
A fisioterapeuta pode ser encontrada na sua rede social @driellyfisioinfantil e para atendimento na Clínica Crescer.
Deixe seu comentário para "ILHÉUS ESTÁ COM GRANDE ÍNDICE DE DIAGNÓSTICOS DE BRONQUIOLITE" DIZ FISIOTERAPEUTA DRIELLY LUISI