"O INÍCIO DE ANO NÃO ESTÁ BOM NEM PARA ILHÉUS, NEM PARA ITABUNA", AFIRMA PROFESSOR DE ECONOMIA DA UESC SOBRE EMPREGABILIDADE
De acordo com o professor, o censo do IBGE apresentou um número provisório que indica que Ilhéus possui aproximadamente 197 mil habitantes, destes, apenas 25 mil estão formalmente empregados.
Nesta segunda-feira (22), OTabuleiro recebeu o professor de Economia da UESC, Sérgio Ricardo. Ele é Coordenador do Projeto de Extensão do Centro de Análise de Conjuntura Econômica e Social da Região Ilhéus-Itabuna.
Segundo Sérgio, o projeto é voltado à comunidade, "ele foi criado com esse propósito. O produto desse projeto é a elaboração de boletins trimestrais sobre dados das empresas [...] Nós temos dados sobre o comércio exterior de Ilhéus, temos dados também sobre as finanças públicas".
Ele destaca que mesmo com a pandemia, os resultados finais foram melhores que 2019, "houve uma série de estímulos do Governo Federal e Estadual para que as empresas não fechassem e não demitissem. No entanto, Ilhéus e Itabuna sofreram uma queda signficativa no números de empregos". Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Teixeria de Freitas e Eunápolis são responsáveis por mais de 80% da geração de empregos da região.
O professor frisa que a dinâmica econômica dos municípios da região não consegue absorver os estudantes formados nas universidades locais, "não tem estímulo para ficar aqui". Ele afirma que empreendimentos como o Porto Sul não vão gerar uma cadeia significativa que mantenham a sustentabilidade do emprego e da renda no município.
Sérgio aponta que o indíce de empregabilidade caiu em Ilhéus e Itabuna, quando comparado com 2022, "os números não satisfatórios. Não é um retrato só de Ilhéus e Itabuna, é do Brasil inteiro. As taxas de juros estão altas". Segundo ele, os dados que a UESC repassa às prefeituras não recebem retorno, "quando finalizamos o boletim nós enviamos para as prefeituras ou secretarias mas não temos retorno [...] Os dados são oficiais, eles servem para pautar o debate".
De acordo com o professor, o censo do IBGE apresentou um número provisório que indica que Ilhéus possui aproximadamente 197 mil habitantes, destes, apenas 25 mil estão formalmente empregados. Com isso, está crescendo o número de empregos informais.
Ouça na íntegra
Deixe seu comentário para "O INÍCIO DE ANO NÃO ESTÁ BOM NEM PARA ILHÉUS, NEM PARA ITABUNA", AFIRMA PROFESSOR DE ECONOMIA DA UESC SOBRE EMPREGABILIDADE