"O QUE A COELBA FAZ NA BAHIA É UM ASSALTO" AFIRMA DEPUTADO TUM, AUTOR DA CPI DA COELBA
O Deputado falou sobre a CPI da Coelba, de sua autoria, e também de uma Audiência Pública que acontece nesta quarta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Ilhéus, para discutir os serviços da Coelba
Nesta quarta-feira, OTabuleiro recebeu o Deputado Estadual Tum. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, o Deputado falou sobre a CPI da Coelba, de sua autoria, e também de uma Audiência Pública que acontece nesta quarta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Ilhéus, para discutir os serviços da Coelba.
O Deputado afirma que a Coelba é a campeã de reclamações no PROCON na Bahia e que o aumento de 21.35% na tarifa de energia não cabe no contrato de concessão que a Empresa possui com o Estado, "para que a Coelba faça um aumento ela tem que fazer investimentos, o que ela não faz".
A CPI da Coelba, segundo ele, foi aprovada com 46 assinaturas e agora a responsabilidade fica por conta dos Líderes do Governo e da Oposição, que precisam indicar os 9 membros, "conversei com o Deputado Rosemberg, desde novembro do ano passado que ele não indica os membros, conversei com Sandro Régis, e isso foi antes do aumento da tarifa".
Tum aponta que se a CPI tivesse sido instaurada anteriormente, provavelmente a nova tarifa de energia não teria sido aprovada. Ele convida a população para que participem da Audiência Pública que acontece hoje onde serão discutidos os problemas da Coelba.
O Deputado frisa que a Empresa deixou de investir no mínimo de 50 a 60% do que ela deveria ter realizado, "quem está pagando a conta somos nós baianos [...] a partir do ano que vem até a energia solar vai ser taxada, além de não ter mais o desconto, estou falando de um aumento de 40% para uma energia que você mesmo gera".
Ele aponta ainda que a Empresa recentemente foi multada em R$1,5 milhão por falta de investimentos em rede elétrica e reforça a importância da existência de um órgão que fiscalize a Coelba no estado.
Resposta de Rita de Cássia Soares
Concordo plenamente. A coelba está cobrando valores exorbitante de seus usuários
★ ★ ★ ★ ★ Em 18-05-2022 às 13-13h 5