"TEMOS DIAGNOSTICADO MUITOS CASOS DE HANSENÍASE EM ILHÉUS" DIZEM DIRETORA E SECRETÁRIA DA REDE HANS BAHIA
A Diretora e Secretária da Rede Hans Bahia reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Em entrevista a OTabuleiro na manhã desta sexta-feira (21), Graciele Santos, Diretora da Rede Hans Bahia e Danielle Zambon, Secretária da Instituição, falaram sobre a hanseníase, reforçaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate a doença e convidam a população para a Primeira Caminhada Roxa, evento de conscientização da hanseníase.
Segundo Graciele Santos, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria micobacterium leprae e sua transmissão é feita por contato intimo prolongado por vias aéreas superiores, principalmente gotículas de saliva. A diretora aproveita para desmistificar algumas informações sobre a doença, como o fato de individuos em tratamento não transmitirem a enfermidade e reforça maneiras de se realizar o tratamento precoce por meio da autoinspeção.
Graciele esclareceu dúvidas sobre o protocolo de tratamento e o período de incubação da bactéria, que é bastante alto, podendo durar em média de 2 a 5 anos, e afirmou também que provavelmente a maior parte da população já teve contato com a bactéria mas não desenvolveu a doença, devido a sua baixa patogenicidade. A diretora reforça também as consequencias da falta de tratamento da doença, como lesões na pele e problemas relacionados com a força muscular.
Ainda segundo ela, durante a pandemia, doenças como a hanseníase foram negligenciadas devido as estratégias de saúde voltadas a Covid-19, e aponta para uma subnotificação no que diz respeito a diminuição do número de diagnósticos da hanseníase neste período.
A Diretora da Rede Hans Bahia afirma que tem diagnosticado muitos casos da doença em Ilhéus, principalmente nos bairros do Salobrinho e Teotônio Vilela.
A Secretária da Rede Hans Bahia, Danielle Zambom aproveita para convidar a população para a Caminhada Roxa, que acontecerá neste domingo (23) ás 6h30 da manhã, com concentração ao lado da Catedral de Ilhéus. Esta Caminhada é uma das ações promovidas pela Rede Hans Ba e seus colaboradores e seu nome faz alusão ao janeiro roxo, mês de enfrentamento da Hanseníase definido pela OMS.
Segundo Danielle, o evento tem a finalidade de chamar a atenção da população para a importância destinada a hanseníase, especialmente em tempos de pandemia, além de divulgar sinais e sintomas desta doença que ainda se apresenta como um grande problema de saúde pública no país e no mundo. De acordo com a Secretária o evento contará com atividades fisicas orientadas por profissionais, além de um café da manhã e orientações em saúde, versando sobre a hanseníase.
Deixe seu comentário para "TEMOS DIAGNOSTICADO MUITOS CASOS DE HANSENÍASE EM ILHÉUS" DIZEM DIRETORA E SECRETÁRIA DA REDE HANS BAHIA