ADÉLIA PINHEIRO DESEMBARCA EM ILHÉUS E REALIZA CARREATA
Adélia deixou a titularidade da secretaria estadual da Educação para concorrer como pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores
A professora Adélia Pinheiro desembarcou na manhã deste sábado (06), no Aeroporto Jorge Amado e foi recebida com festa por militantes e correligionários da federação partidária Brasil de Esperança, integrada pelo PT, PV e PcdoB. Uma grande manifestação tomou a área de desembarque do aeroporto, prosseguiu com a apresentação de uma fanfarra na área externa do terminal aeroviário e percorreu as ruas centrais da cidade com uma grande carreata organizada por simpatizantes da sua candidatura. O ato foi encerrado na sede da APPI/APLB, onde ela se encontrou com pré-candidatos a vereador e discursou ao lado dos dirigentes das siglas, do líder do governo estadual na Assembleia Legislativa, Rosenberg Pinto (PT) e da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães.
Bastante emocionada com a receptividade, Adélia destacou a importância da união em defesa dos interesses de Ilhéus. “Somos os responsáveis em fazer a construção deste movimento que reconhece identidade, movimento de respeito, de compartilhamento e partilhamento de poder e que traz do município toda a potencialidade que ele tem”, afirmou, acrescentando que estava assumindo com Ilhéus, a partir do lugar que constituiu a sua trajetória, um ponto de partida e, nele, afirmando e firmando que está pronta para governar o município.
Representando a bancada governista, o deputado Rosenberg Pinto (PT) assegurou que, ontem, ao se despedir de Jerônimo Rodrigues, a professora Adélia Pinheiro recebeu uma tarefa do governador: vir cumprir uma missão e se eleger prefeita de Ilhéus. “Por isso estamos recebendo Adélia, aqui, para cuidar da cidade. Gostei do que vi nas ruas. A manifestação extremamente favorável que acontece por causa da sua pessoa, da sua história de vida mas é, também, a oportunidade que a população enxerga para ter uma nova alternativa de gestão”, afirmou Rosenberg.
“E você vai cumprir essa tarefa com a sua capacidade, humildade e seu jeito de ser”, completou o deputado. Rosenberg lembrou que a manifestação popular de hoje foi apenas uma acolhida ao seu retorno. “Mas saiba: vamos fazer o lançamento da sua candidatura. E quero dizer que vem muita gente importante. Esta semana conversei com o ministro Rui Costa e ele disse. Rosenberg, marca que eu vou”.
Já a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, destacou a convivência com Adélia Pinheiro, a quem definiu como uma pessoa comprometida com a educação, com desenvolvimento, com o enfrentamento às desigualdades sociais e uma mulher com capacidade de ingressar em todos os segmentos e fazer um diálogo por uma Ilhéus melhor, para todas as pessoas.
O presidente do diretório municipal do PT, Ednei Mendonça, disse que cabe à Adélia “embalar o sonho da nova cidade que queremos”. Rodrigo Cardoso, presidente do PcdoB local, lembrou que a reconstrução nacional liderada pelo presidente Lula não pode ter Ilhéus de fora. “Vai ser um desafio construir a unidade para não deixar a cidade em hipótese nenhuma voltar ao atraso ou cair em aventuras totalmente descontextualizadas dos rumos que o povo precisa”. Presidente do PV, Rogério Matos assegurou que Adélia é a candidata legítima da federação e sua pré-candidatura representa um marco histórico para a cidade.
Adélia Pinheiro é médica sanitarista, professora, foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), quando a instituição vivenciou um dos seus mais significativos avanços. Seu desempenho a credenciou, mesmo sem ter alguma filiação partidária, a ocupar nos governos Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, três importantes secretarias de estado: Ciência, Tecnologia e Inovação; Saúde e Educação. “Sou uma mulher trabalhadora. E é isso que me constitui”, disse em seu discurso. “Ilhéus agora precisa de um trabalho de mulher. É trabalho de mulher, com desafio e confiança. Quem faz compartilhamento de poder, avança”, completou, sendo bastante aplaudida.
Resposta de Ronildo
Começou a campanha eleitoral?, quando vai ser a carreata dos outros candidatos. E eu achando que estamos na pré Campanha. Uma carreata na pre-campanha não fere o princípio da Isonomia? Fica a pergunta. Porém fica a certeza que fere a legislação eleitoral.
★ ★ ★ ★ ★ Em 09-04-2024 às 02-33h 5Resposta de Joaquim
Ninguém merece
★ Em 07-04-2024 às 12-14h 1