Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ADELINO FRANÇA CELEBRA MEIO SÉCULO DO SURF EM ILHÉUS

ADELINO FRANÇA CELEBRA MEIO SÉCULO DO SURF EM ILHÉUS
Por: Stefhany Alencar
Dia 18/01/2023 10h44
★ ★ ★ ★ ★
1

Adelino França, um dos grandes nomes do surf de Ilhéus, relembrou a trajetória do esporte na cidade e falou sobre a programação de um evento em homenagem a esse marco histórico.

Em 2023, o surf ilheense celebra 50 anos de história e tradição. Em entevista à OTabuleiro, nesta quarta-feira (18), Adelino França, um dos grandes nomes do surf de Ilhéus, relembrou a trajetória do esporte na cidade e falou sobre a programação de um evento em homenagem a esse marco histórico. 

Adelino relembra nomes pioneiros na história do surf, como César Falcão, Whashington Soledade, Paulete, Edgar Falcão, Dirceu Góes e tantos outros. Segundo ele, a história do esporte na cidade começou com uma viagem de um integrante da família Nora ao Rio de Janeiro:

"Ele foi fazer faculdade de Medicina no Rio de Janeiro e lá o surf já tinha começado há alguns anos. Ele se encantou, e como sabia que Ilhéus tinha ondas, quando veio de férias trouxe uma prancha. A prancha ficou no quintal, na Avenida Soares Lopes, César e Edgar Falcão viram essa prancha, eles pegaram e começaram a ir para Avenida e uma galera foi se juntando". 

De acordo com Adelino, o Fotográfo e ex-Vice prefeito de Ilhéus, José Nazal era o responsável pelos registros fotográficos da época, "ele é um arquivo vivo da história de Ilhéus". França relembra que o surf era bastante marginalizado e celebra o avanço do esporte, que atualmente faz parte das Olimpíadas, inclusive com um campeão brasileiro. 

Ele conta que César Falcão começou a realizar os primeiros campeonatos de surf em Ilhéus, nos anos 70 e o movimento foi se expandindo, "através de Pedro Matos, a galera fundou, em 16 de abril de 1983, a Associação Ilheense de Surf e com isso começou a melhorar os eventos, o primeiro presidente foi Jânio Argolo". 

Um evento em comemoração aos 50 anos do Surf Ilheense está sendo organizado, com o apoio de Beto Produções e deve acontecer em junho deste ano, junto com as celebrações de aniversário do município. A comemoração tem o objetivo de relembrar os grandes nomes do esporte na cidade e resgatar o Oscar do Surf, "dentro da programação temos um campeonato, com dez categorias, o oscar do surf e também uma festa em si, um show". Adelino afirma que o projeto foi levado para a Prefeitura e destaca a possibilidade da participação da 'Banda Blitz'. 

A celebração deve contar com a presença de grandes nomes do esporte, como Jojó de Olivença, surfista profissional respeitado no cenário mundial e Fundador/Presidente da ong 'Projeto Ondas'.

Confira na íntegra 

Deixe seu comentário para ADELINO FRANÇA CELEBRA MEIO SÉCULO DO SURF EM ILHÉUS

Resposta de César

Parabéns pela condução da entrevista sobre os 50 anos de surf. Mas, devemos salientar, a presença marcante na década de 1980 em diante dos surfista Itabunenses.

★ ★ ★ ★ ★ Em 18-01-2023 às 18-10h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!