ADELINO FRANÇA CELEBRA MEIO SÉCULO DO SURF EM ILHÉUS
Adelino França, um dos grandes nomes do surf de Ilhéus, relembrou a trajetória do esporte na cidade e falou sobre a programação de um evento em homenagem a esse marco histórico.
Em 2023, o surf ilheense celebra 50 anos de história e tradição. Em entevista à OTabuleiro, nesta quarta-feira (18), Adelino França, um dos grandes nomes do surf de Ilhéus, relembrou a trajetória do esporte na cidade e falou sobre a programação de um evento em homenagem a esse marco histórico.
Adelino relembra nomes pioneiros na história do surf, como César Falcão, Whashington Soledade, Paulete, Edgar Falcão, Dirceu Góes e tantos outros. Segundo ele, a história do esporte na cidade começou com uma viagem de um integrante da família Nora ao Rio de Janeiro:
"Ele foi fazer faculdade de Medicina no Rio de Janeiro e lá o surf já tinha começado há alguns anos. Ele se encantou, e como sabia que Ilhéus tinha ondas, quando veio de férias trouxe uma prancha. A prancha ficou no quintal, na Avenida Soares Lopes, César e Edgar Falcão viram essa prancha, eles pegaram e começaram a ir para Avenida e uma galera foi se juntando".
De acordo com Adelino, o Fotográfo e ex-Vice prefeito de Ilhéus, José Nazal era o responsável pelos registros fotográficos da época, "ele é um arquivo vivo da história de Ilhéus". França relembra que o surf era bastante marginalizado e celebra o avanço do esporte, que atualmente faz parte das Olimpíadas, inclusive com um campeão brasileiro.
Ele conta que César Falcão começou a realizar os primeiros campeonatos de surf em Ilhéus, nos anos 70 e o movimento foi se expandindo, "através de Pedro Matos, a galera fundou, em 16 de abril de 1983, a Associação Ilheense de Surf e com isso começou a melhorar os eventos, o primeiro presidente foi Jânio Argolo".
Um evento em comemoração aos 50 anos do Surf Ilheense está sendo organizado, com o apoio de Beto Produções e deve acontecer em junho deste ano, junto com as celebrações de aniversário do município. A comemoração tem o objetivo de relembrar os grandes nomes do esporte na cidade e resgatar o Oscar do Surf, "dentro da programação temos um campeonato, com dez categorias, o oscar do surf e também uma festa em si, um show". Adelino afirma que o projeto foi levado para a Prefeitura e destaca a possibilidade da participação da 'Banda Blitz'.
A celebração deve contar com a presença de grandes nomes do esporte, como Jojó de Olivença, surfista profissional respeitado no cenário mundial e Fundador/Presidente da ong 'Projeto Ondas'.
Confira na íntegra
Resposta de César
Parabéns pela condução da entrevista sobre os 50 anos de surf. Mas, devemos salientar, a presença marcante na década de 1980 em diante dos surfista Itabunenses.
★ ★ ★ ★ ★ Em 18-01-2023 às 18-10h 5