ADVOGADA FALA SOBRE INVASÕES DE TERRA NA BAHIA: "JÁ FORAM MAIS DE 40 FAZENDAS SÓ NO COMEÇO DESTE ANO"
A advogada destaca que somente no início de 2023 já aconteceram mais de 40 invasões de fazendas no estado.
Nesta quarta-feira (22), OTabuleiro recebeu a advogada Ana Matilde Oliveira. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, Dra. Ana falou sobre as constantes invasões de terras que estão acontecendo no estado da Bahia.
Segundo Ana, os proprietários devem ter a documentação dos seus imóveis em dia, especialmente a comprovação de posse, "isso é o mais importante no momento em que acontece a invasão". A advogada destaca que somente no início de 2023 já aconteceram mais de 40 invasões de fazendas no estado.
"Mais de 40 fazendas já foram tomadas por MST ou por pseudos índios, porque eles não são indíos, eles se apropriam dessas terras e geralmente são terras produtivas. Já começa a ilegalidade daí, porque sabemos que a propriedade produtiva é insusceptível de reforma agrária", afirma.
Ana reforça que existem programas voltados à reforma agrária, que devem passar pelas autoridades, "existem modus operandi para se fazer, dentro do nosso ordenamento jurídico. Tem que passar pelo INCRA primeiro para ver se essa propriedade não é produtiva, entre outros requisitos necessários para saber se a propriedade pode ser desapropriada para fins de reforma agrária".
De acordo com a advogada, os invasores estão constantemente utilizando de força física e violência durante as ações, "eles estão destruindo as propriedades, as sedes. Isso traz um prejuízo para toda a Bahia, todo Brasil". Ela chama atenção também para que os proprietários reforcem o cuidado neste mês de Abril, "o MST intitula o mês de abril, como abril vermelho, quando eles costumam intensificar as invasões de terra [...] Eu acredito que vá acontecer uma onda muito grande de invasões neste mês".
No caso de invasão, o proprietário deve procurar imediatamente os órgãos policiais e governamentais responsáveis.
Ouça a entrevista completa
Resposta de Luciano Eguchi
Herdeiros de antigos grileiros (pseudos proprietários), muitas vezes parasitas. Estão desesperados!
★ Em 24-03-2023 às 18-41h 1Resposta de José
Isso é muito bom .continuem fazendo o L
★ ★ ★ ★ ★ Em 23-03-2023 às 15-39h 5Resposta de Edgard
Bom dia, é inadmissível a invasão dessas propriedade, nessa hora eu acho que os proprietários tem que se defender com as próprias mãos e com as armas que tiverem. INVASÃO NÃO.
★ ★ ★ ★ ★ Em 23-03-2023 às 10-58h 5Resposta de Milton
Uma reforma agrária bem feita seria uma boa solução para muitos problemas sociais! Mas dentro da lei. Invasões são sinônimo de baderna, pura e simples. Isso só acontece devido às leis "frouxas" que temos e à conivência do poder público.
★ ★ ★ ★ ★ Em 23-03-2023 às 08-38h 5Resposta de Jones Carvalho
Acho que tanto o governo estrutural quanto Federal estão acomodados com as invasões destes bandidos que não são sem terra
★ ★ ★ ★ ★ Em 23-03-2023 às 06-46h 5Resposta de Eduardo Alfredo Morais Guimarães
O direito dos nossos indígenas aos territórios é um direito sagrado. Os povos originários foram perseguidos no passado, seguem perseguidos e criminalizados.
★ ★ ★ ★ ★ Em 23-03-2023 às 05-13h 5Resposta de Joaquim
O Estado deveria ser mais atuante, só assim se resolveria um problema que se arrasta a muitas décadas. ????
★ ★ ★ ★ ★ Em 22-03-2023 às 20-51h 5Resposta de Raimundo Sousa de Castro
A nossa propriedade já estar completando 3 meses q foi invadida por índios. Tem escritura, toda titulada e até agora nem um providência por parte da funai e nem do Poder público. Isso é uma falta de respeito por quem trabalha.
★ ★ ★ ★ ★ Em 22-03-2023 às 20-28h 5