ALDEIA PATAXÓ DE SANTA CRUZ CABRÁLIA TEM PRIMEIRA MORTE POR COVID-19
Valmir Nunes Pataxó, de 68 anos, morava na aldeia Coroa Vermelha. Ele estava internado há cerca de duas semanas em um hospital de Porto Seguro
A aldeia pataxó Coroa Vermelha, localizada em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, registrou o primeiro óbito por Covid-19. A morte foi do idoso Valmir Nunes Pataxó, de 68 anos, conforme informou o secretário para assuntos indígenas de Santa Cruz Cabrália, Juari Pataxó.
O idoso morreu e foi enterrado na terça-feira (7). Não há detalhes se ele sofria de alguma comorbidade. De acordo com o secretário Juari Pataxó, Valmir estava internado há cerca de duas semanas no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, cidade a cerca de 22 km de Santa Cruz Cabrália. A primeira morte de indígena por Covid-19 registrada no sul da Bahia ocorreu em maio e foi de um idoso da aldeia Tupinambá de Olivença, na cidade de Ilhéus.
Santa Cruz Cabrália possui oito aldeias, mas apenas Coroa Vermelha tem casos registrados de coronavírus, conforme informou Juari Pataxó. Até segunda-feira (6), na aldeia, 17 índios tiveram testes positivos para o novo coronavírus, 15 já estão curados, um está em isolamento domiciliar e um morreu, que foi Valmir.
Resposta de José duque de Almeida filho
Conheci a pequena vitória de 5 anos, um anjinho, vai ficar para sempre na minha memória.
★ ★ ★ ★ ★ Em 27-08-2021 às 19-45h 5