Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

APPI SE REÚNE COM PREFEITO DE ILHÉUS PARA COBRAR SOLUÇÃO DE DEMANDAS TRABALHISTAS PENDENTES

APPI SE REÚNE COM PREFEITO DE ILHÉUS PARA COBRAR SOLUÇÃO DE DEMANDAS TRABALHISTAS PENDENTES
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 10/01/2025 10h44

Categoria reivindica conclusão do pagamento de dezembro, contemplando o PDV, PDVE e PDR

Na última quinta-feira (9), representantes da APPI/APLB se reuniram com o prefeito de Ilhéus e secretários das pastas de Educação, Fazenda, Casa Civil e Procuradoria Geral do Município. O encontro, realizado no Gabinete do Prefeito, teve como pauta demandas trabalhistas de servidores efetivos e contratados, como a conclusão do pagamento de dezembro, contemplando o Plano de Desligamento Voluntário (PDV), o Plano de Desligamento Voluntário Especial (PDVE), o Programa de Disponibilidade Remunerada (PDR) e a complementação de aposentadoria.

APPI SE REÚNE COM PREFEITO DE ILHÉUS PARA COBRAR SOLUÇÃO DE DEMANDAS TRABALHISTAS PENDENTES

Também foram debatidas questões relativas ao pagamento de horas extras, aulas suplementares e contratos. A gestão afirmou estar organizando as contas e agendou uma nova reunião com a Secretaria da Fazenda para o próximo dia 14, às 9h, com o objetivo de definir prioridades de pagamento. Além disso, foi solicitado pela APPI/APLB um cronograma para a quitação de férias dos servidores.

APPI SE REÚNE COM PREFEITO DE ILHÉUS PARA COBRAR SOLUÇÃO DE DEMANDAS TRABALHISTAS PENDENTES

O presidente do SINSEPI, Joaques Silva (Joca), destacou, em entrevista concedida no programa "O Tabuleiro", da rádio Ilhéus FM, realizada em fevereiro de 2024, a relevância dos avanços para os servidores que aderiram aos planos de desligamento. Joca afirmou que, embora os acordos firmados não fossem ideais, representaram a solução viável no momento, garantindo alívio financeiro aos servidores e dignidade no encerramento de suas jornadas laborais. Segundo ele, "muitos servidores queriam deixar a prefeitura pela porta da frente, e agora, com os pagamentos, podem finalmente encerrar esse ciclo com mais tranquilidade".

O advogado Amon Marques explicou que o PDVE foi destinado a servidores afastados por decreto, enquanto o PDR foi direcionado àqueles sem tempo suficiente para aposentadoria. Para este último grupo, a prefeitura paga mensalmente 30% do salário recebido em dezembro de 2018, corrigido, até que o servidor complete o tempo necessário para a aposentadoria, quando será enquadrado em outro regime. Marques enfatizou que, apesar de limitações, o acordo trouxe alívio após anos de incerteza.

O que são PDV, PDVE e PDR?

Plano de Desligamento Voluntário (PDV): Destinado a servidores em atividade que desejam se desligar da administração pública, recebendo uma compensação financeira.

Plano de Desligamento Voluntário Especial (PDVE): Voltado para servidores afastados por decretos anteriores, oferecendo um plano de desligamento adaptado à situação específica desses trabalhadores.

Programa de Disponibilidade Remunerada (PDR): Direcionado a servidores sem tempo suficiente para aposentadoria, garantindo o pagamento de 30% do salário base de 2018, corrigido, até que completem os requisitos para se aposentar.

A expectativa é de que as negociações avancem nas próximas reuniões, proporcionando maior segurança aos trabalhadores do município.

 

Deixe seu comentário para APPI SE REÚNE COM PREFEITO DE ILHÉUS PARA COBRAR SOLUÇÃO DE DEMANDAS TRABALHISTAS PENDENTES

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!