“ AS REFORMAS NOS POSTOS DE SAÚDE SERÃO ESTRUTURAIS E DE PESSOAL”, DIZ SECRETÁRIO
“Se tivermos uma atenção básica funcionando bem, um médico generalista, vai atender e encaminhar para especialistas na Policlínica municipal”
Segundo o secretário de saúde de Ilhéus, o médico André Cezário, o Hospital Materno infantil deverá ser inaugurado em breve. Agora sob gestão do Estado, André contou ao comunicador Vila Nova na manhã desta terça-feira que a unidade já está toda instalada, e está em fase final de contratação de equipe.
Durante a entrevista, André pontuou sobre a marcação de exames, em especial ultrassonografias, ressonâncias e ecocardiograma.
“ A demanda de exames é muito alta comparada à quantidade de profissionais que temos. Dentro dos postos de saúde, vários médicos sabem. A oferta é muito baixa diante da procura. É na região toda, e não só Ilhéus”, pontuou acrescentando que a SESAU praticamente dobrou o número desses procedimentos e contou que as unidades Sarah Kubitscheck ,UBS Hernani Sá e no Teotônio Vilela já fazem ultrassonografia.
Andre Cezário fez questão de dizer que tem ouvido as queixas da população e vai in loco nas unidades de saúde para saber quais os principais gargalos.” “Se tivermos uma atenção básica funcionando bem, um médico generalista, vai atender e encaminhar para especialistas na Policlínica municipal”, disse pontuando que além de reformas estruturais nos postos, o objetivo é reforma de pessoal.
“ Conversamos com a UESC para colocarmos uma residência multidisciplinar nas unidades. O Teotônio Vilela será nosso modelo, pois atende muita gente”, contou ele. Questionado sobre a entrega das fraldas geriátricas, o secretário afirmou que o modelo passou por uma readequação onde as prioridades serão pessoas cadastradas no programa Bem Melhor e explicou a licitação.
“ O processo de compra foi finalizado há 40 dias. O vencedor pediu 15 dias, depois ele disse que não iria atender, chamamos o segundo colocado, que tem o prazo de 15 dias para iniciar”, contou. Clique e ouça na íntegra a entrevista com o secretário.
Deixe seu comentário para “ AS REFORMAS NOS POSTOS DE SAÚDE SERÃO ESTRUTURAIS E DE PESSOAL”, DIZ SECRETÁRIO