Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

BAMIN ESCLARECE DEMISSÃO DE 300 TRABALHADORES E PARALISAÇÃO DAS OBRAS DA FIOL 1F

BAMIN ESCLARECE DEMISSÃO DE 300 TRABALHADORES E PARALISAÇÃO DAS OBRAS DA FIOL 1F
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 01/04/2025 13h17

Segundo a empresa, o contrato das obras do trecho entre Uruçuca e Ilhéus começou a ser desmobilizado desde o dia 31 de março de 2025, concluindo a fase inicial da construção da ferrovia, que teve início em 2023

Após a notícia sobre a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1F) e a demissão de 300 trabalhadores, a Bamin (Bahia Mineração) se pronunciou por meio de nota esclarecendo os motivos da decisão e reforçando seu compromisso com o projeto.

Segundo a empresa, o contrato das obras do trecho entre Uruçuca e Ilhéus começou a ser desmobilizado desde o dia 31 de março de 2025, concluindo a fase inicial da construção da ferrovia, que teve início em 2023. A Bamin destaca que, desde o início da concessão, em 2021, foram investidos R$ 784 milhões na infraestrutura ferroviária.

A mineradora assegurou que, apesar da finalização desse contrato específico, os serviços de manutenção serão mantidos e todas as obrigações socioambientais vinculadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro continuarão sendo executadas. Além disso, a empresa reforçou que segue em busca de novos investidores para viabilizar a continuidade do empreendimento.

O projeto da FIOL é um dos pilares do complexo logístico da Bamin, que também inclui a Mina Pedra de Ferro e o Porto Sul. A interrupção temporária das obras levanta questionamentos sobre o futuro do empreendimento, mas a empresa afirma que está comprometida em encontrar soluções para garantir a implementação completa da ferrovia.

Enquanto isso, o governo federal e demais partes envolvidas acompanham as discussões sobre a retomada do projeto. O impacto econômico da paralisação nas cidades afetadas segue sendo avaliado, com autoridades locais e representantes do setor mineral atentos às negociações em curso.

Confira a nota da BAMIN na Íntegra

"A BAMIN, empresa subsidiária do Grupo ERG, informa que o contrato de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL I), no trecho entre os municípios entre Uruçuca e Ilhéus, será desmobilizado a partir do dia 31 de março de 2025, concluindo a fase inicial da construção da ferrovia, iniciada em 2023. Até o momento, a ERG investiu R$ 784 milhões na ferrovia, desde o início da concessão em 2021.

É importante informar que, mesmo com a finalização deste contrato, os serviços de manutenção serão mantidos e todas as obrigações socioambientais relacionadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro continuarão a serem executadas. A ERG permanece em busca de investidores que possam apoiar a implantação do projeto."

Com informações do Agravo

Deixe seu comentário para BAMIN ESCLARECE DEMISSÃO DE 300 TRABALHADORES E PARALISAÇÃO DAS OBRAS DA FIOL 1F

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!