Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

BEBETO GALVÃO PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHÃO COM DIRETORES DO BANCO MUNDIAL EM BRASÍLIA

BEBETO GALVÃO PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHÃO COM DIRETORES DO BANCO MUNDIAL EM BRASÍLIA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 24/01/2024 16h02

Encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (23), no Palácio do Planalto

O vice-prefeito de Ilhéus e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), Bebeto Galvão, participou ao lado do ministro Alexandre Padilha, de uma reunião para oitiva dos diretores do Banco Mundial, a fim de discutir estratégias e eixos das ações propostas pela instituição para investimentos no Brasil. O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (23), no Palácio do Planalto. 

BEBETO GALVÃO PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHÃO COM DIRETORES DO BANCO MUNDIAL EM BRASÍLIA

A reunião foi coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais e faz parte da agenda propositiva elaborada pelo governo federal. Na ocasião, os executivos do Banco Mundial apresentaram estratégias e os desafios no que tange ao desenvolvimento econômico, social e político da nação. 

BEBETO GALVÃO PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHÃO COM DIRETORES DO BANCO MUNDIAL EM BRASÍLIA

“A atuação do Banco Mundial será focada em atividades que contribuam para alcançar resultados em nível macro, por meio de três eixos articulados: maior produtividade e geração de emprego, maior inclusão da população pobre sem acesso a serviços públicos e economia verde. Para cada eixo serão definidos objetivos específicos, indicadores e metas. A nova missão é erradicar a extrema pobreza e aumentar a prosperidade compartilhada em um planeta habitável”, explicou Bebeto. 

O conselheiro acrescentou que a análise leva em consideração os fatores sociopolíticos e institucionais, bem como os desdobramentos econômicos recentes e perspectivas de crescimento dos principais pilares. “São questões fundamentais que, segundo o grupo, elevarão o Brasil à maior renda média da América Latina e do Caribe”. 

Dentro dessa abordagem, Bebeto foi enfático ao afirmar que o projeto de desenvolvimento econômico e social sustentável para o país deve ser debatido no contexto estrutural. 

“Não é possível falar em redução de desigualdade sem considerar o fator fulcral, que é exatamente combater o racismo e as suas múltiplas dimensões. Superar isso é fazer investimentos em ações afirmativas. Hoje, cerca de 20 milhões de pessoas residem nas favelas brasileiras. Portanto, para falar de superação da pobreza e da miséria é crucial falar sobre educação na idade certa e apoiar iniciativas que fortalecem a economia nas periferias, porque nas comunidades periféricas giram em torno de R$ 200 bilhões por ano, contudo falta saúde e serviços básicos. Então, o Banco Mundial precisa compreender que esses recursos também devem dar acesso à população negra ao mercado de trabalho e garantir condições dignas de vida para que possamos inverter a lógica da pirâmide”, frisou. 

Bebeto finalizou o discurso ressaltando a importância das operações financeiras junto ao Banco Mundial para fomentar projetos com foco na gestão fiscal e desenvolvimento sustentável das diversas áreas do governo, iniciativa privada e organizações não governamentais.

Deixe seu comentário para BEBETO GALVÃO PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHÃO COM DIRETORES DO BANCO MUNDIAL EM BRASÍLIA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!