BLOCO ‘AS MURINGUETES’ SE CONSOLIDA COMO PRODUTO CULTURAL EM ILHÉUS

Aproximadamente 20 mil pessoas se reuniram na localidade para festejar e acompanhar o percurso ao som do músico Abdias.
Neste sábado (11), o bairro do Pontal, na Zona Sul de Ilhéus, mais uma vez serviu de palco para o já tradicional bloco carnavalesco 'As Muringuetes'. Aproximadamente 20 mil pessoas se reuniram na localidade para festejar e acompanhar o percurso ao som do músico Abdias.
De acordo com Fabrício Chimarrão, um dos organizadores do bloco, a celebração surgiu a partir de uma brincadeira entre amigos, "há mais de 20 anos atrás, um grupo de amigos aqui do pontal se reuniu em uma época de carnaval e sem ter o que fazer, fizemos uma brincadeira em cima de uma pampa (carro) e colocamos uma caixa de cerveja, ligamos o som do carro e íamos cantando. A turma conseguiu umas roupas femininas que não serviriam para serem doadas, e se vestiu de mulher. Nessa brincadeira se tornou o Bloco Muringuetes", afirmou Fabrício, em entrevista à OTabuleiro, nesta segunda (13).
Segundo Chimarrão, todos os anos a animação das 'Muringuetes' já começa na concentração, com um trio elétrico comandado, inicialmente, pela Banda 'Os Cara É Bom'. No entanto, este ano o bloco sofreu um atraso devido a um problema com o trio elétrico, "estamos buscando entender o que aconteceu. Mas naquele espaço que ficamos ali, buscamos dar todo o suporte ao folião. É a primeira vez que acontece um atraso nesta magnitude".
O Comunicador Vila Nova destacou que 'As Muringuetes' se tornou um produto cultural da cidade de Ilhéus e aponta que o Poder Público deve dar uma atenção maior para a festividade, "o produto é bom, vende e tem qualidade. A partir de agora acredito que as coisas vão ser vistas com outro olhar, mais profissional e com um carinho maior".
Ouça a entrevista completa com Chimarrão
Resposta de Malfredo
O poder público não está preocupado com cultura...
★ ★ ★ ★ ★ Em 14-02-2023 às 15-30h 5