CÂMARA DE ILHÉUS REALIZOU SESSÃO ESPECIAL COM TEMA "FUTURO INDÍGENA É HOJE. SEM DEMARCAÇÃO NÃO HÁ DEMOCRACIA"
O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada no dia 19 de abril e foi criada durante o Estado Novo, em 1943, com o nome de Dia do Índio.
Em alusão ao Dia dos Povos indígenas, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou uma Sessão Especial com o tema “O futuro Indígena é hoje. Sem demarcação não há democracia". A Sessão foi presidida pelo vereador indígena Cláudio Magalhães (PCdoB), que destacou que o momento vai muito além de celebrar, mas de “reforçar nossas lutas, cobrar nossos direitos, comemorar nossas conquistas e de nossos parentes, tudo isso em união", enfatizou Cláudio.
Presente na Sessão Especial, a Chefe de Gabinete do Ministério dos Povos Indígenas, recém criado pelo presidente Lula, Juliana Santana, falou da importância de ter esse espaço de discussão na Câmara de Vereadores. “Para mim, é um momento de resistência e mostra a resiliência do povo Tupinambá de Ilhéus", declarou.
A Coordenadora Técnica Local (CTL), Márcia Singr, afirmou que é importante ocupar esses espaços para que se possa discutir mais as necessidades dos povos originários. Estiveram presentes representações indígenas de Olivença, Cacique Sival, Cacique Valdelice e o Superintendente da Economia Solidária, Wenceslau Júnior.
O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada no dia 19 de abril e foi criada durante o Estado Novo, em 1943, com o nome de Dia do Índio. A alteração da nomenclatura aconteceu por meio de uma Lei sancionada em 2022.
Deixe seu comentário para CÂMARA DE ILHÉUS REALIZOU SESSÃO ESPECIAL COM TEMA "FUTURO INDÍGENA É HOJE. SEM DEMARCAÇÃO NÃO HÁ DEMOCRACIA"