Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

CANÇÃO DE DONA VAL, CANTORA DE ILHÉUS, COMPÕE CENA DA NOVELA RENASCER

CANÇÃO DE DONA VAL, CANTORA DE ILHÉUS, COMPÕE CENA DA NOVELA RENASCER
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 26/01/2024 12h32

Música “Borboleta” é composta por Valderez Teixeira (Dona Val), cantora, compositora ilheense, antiga lavadeira, moradora do Salobrinho

Quem assistiu ao episódio da novela Renascer (TV Globo), no dia 24 de janeiro, se emocionou com o encontro romântico de José Inocêncio e Maria Santa, não sem antes escutar a personagem cantar, em cena, a música “Borboleta”, composta por Valderez Teixeira (Dona Val), cantora, compositora ilheense, antiga lavadeira, moradora do Salobrinho. A música estará em seu álbum autoral “Autoridade Dona Val”, produzido por integrantes da banda Mulheres em Domínio Público e parceiros, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Laboratório de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz. A previsão de lançamento é fevereiro.

CANÇÃO DE DONA VAL, CANTORA DE ILHÉUS, COMPÕE CENA DA NOVELA RENASCER

Dona Val também participou da primeira edição do folhetim, em 1993. Para o remake, ela e a banda Mulheres em Domínio Público colaboraram com a equipe da direção musical da novela, na pesquisa dos cantos de trabalho da lavoura cacaueira. Na ocasião, também foi apresentada a música “Borboleta”, que chamou atenção dos diretores da TV Globo pela delicadeza e poesia que a cena precisava. “Eu fiquei feliz com a música ‘Borboleta’ na cena da novela, uma cena importante, do encontro dos personagens que vão formar o casal. Foi muito bom ter conhecido a equipe do remake. Lembrei do tempo em que trabalhei na primeira versão, deu saudade”, conta Dona Val.

A artista, hoje com 87 anos, coleciona trabalhos em televisão e cinema – ela ganhou o troféu Candango, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de melhor atriz coadjuvante pela participação no filme “Eu me lembro” (Edgard Navarros, 2005). Dona Val também é uma das colaboradoras para o repertório da banda Mulheres em Domínio Público, criada em 2011 a partir da pesquisa de cantos de trabalho da lavoura cacaueira e cantos de lavadeiras, de domínio público, para a qual contribuiu lembrando das cantigas que cantava desde a infância. Dona Val participa do primeiro disco da banda, chamado “Sindê lê lê” (2018), disponível nas plataformas de streaming. Mas o álbum com as canções que ela mesma criou chega em 2024, a partir de uma força-tarefa que reuniu artistas e parceiros em um trabalho colaborativo.

“Dona Val é um expoente da cultura popular, a sua potência transborda em suas criações. Em um dos nossos encontros, ela nos mostrou seu caderno de composições, e ficamos impressionadas com as músicas. Precisávamos fazer uma força-tarefa para serem gravadas, para serem conhecidas pelo público. Para isso, reunimos artistas parceiros e tivemos o precioso apoio da UESC, tudo realizado de forma colaborativa. A mixagem e masterização estão em processo de finalização para, enfim, o disco ganhar o mundo! Está muito bonito!”, contam Tacila Mendes e Cris Passos, cantoras da banda Mulheres em Domínio Público, que estiveram à frente da produção do disco. A parceria com a UESC gerou a gravação do segundo disco da banda “Sindô lê lê 2”, que também será lançado em fevereiro.

Fonte Blog do Chicó

Deixe seu comentário para CANÇÃO DE DONA VAL, CANTORA DE ILHÉUS, COMPÕE CENA DA NOVELA RENASCER

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!