CANDIDATOS A DEPUTADO POR ILHÉUS NÃO DECLARAM BENS AO TSE
Diversos candidatos a Deputado Federal e Estadual pelo município de Ilhéus não declararam os seus bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com um levantamento feito pela Redação de OTabuleiro, por meio da plataforma DivulgaCand, diversos candidatos a Deputado Federal e Estadual pelo município de Ilhéus não declararam os seus bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TSE reduziu a transparência na divulgação dos dados dos candidatos da eleição deste ano. A Corte deixou de exigir dos políticos o detalhamento de seus bens, o que impede o eleitor de conhecer minúcias sobre o patrimônio dos que disputam uma vaga nos legislativos estaduais e no Congresso e também os cargos para governador e presidente da República.
Pela nova regra, o candidato só precisa informar genericamente que tem uma casa ou um veículo, sem indicar o tipo de imóvel ou o modelo do carro. Associações e entidades que defendem a ampla transparência nas informações públicas temem que a Justiça Eleitoral amplie as restrições no período em que os candidatos terão de apresentar a prestação de contas das campanhas.
O TSE argumenta que a atual mudança na descrição dos bens e a eventual alteração na prestação de contas se amparam em interpretações mais amplas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem o objetivo original de proteger as informações dos cidadãos.
Os candidatos a Deputado Estadual pelo PMN, Thadeu Muniz e Carlos Massarolo não fizeram a declaração dos seus bens ao TSE.
Os candidatos a Deputado Federal, Augustão (PT), Nicolau Extintores (PSC) e Ruy Penalva (PSOL) também não realizaram as suas declarações.
Deixe seu comentário para CANDIDATOS A DEPUTADO POR ILHÉUS NÃO DECLARAM BENS AO TSE