Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

CAPELA DE SANTANA: “SE O PROPRIETÁRIO NÃO TEM DINHEIRO, O RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO É O IPHAN”, AFIRMA MAGELA

CAPELA DE SANTANA: “SE O PROPRIETÁRIO NÃO TEM DINHEIRO, O RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO É O IPHAN”, AFIRMA MAGELA
Por: Stefhany Alencar
Dia 21/09/2023 11h10

Geraldo destaca que a chuva que caiu em 2021 e alagou a região também prejudicou e acelerou o processo de degradação das estruturas.

Nesta quinta-feira (21), OTabuleiro recebeu Geraldo Magela, Secretário de Cultura de Ilhéus. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, o Secretário falou sobre a questão da manutenção da Capela de Santana, no Rio do Engenho. 

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar as omissões quanto às reformas para a preservação do patrimônio histórico. A estrutura do prédio está ameaçada pela erosão do Rio Santana e falta de reformas e restaurações.

"A Prefeitura não quer perder aquele patrimônio. Estamos buscando parcerias. O Iphan afirma que não tem dinheiro, mas existe uma Lei que diz que se a proprietária não tem dinheiro, o Iphan é que resolve. Ali é um sítio arqueológico complexo que não pode ser feita qualquer obra", afirma Magela. 

Geraldo destaca que a chuva que caiu em 2021 e alagou a região também prejudicou e acelerou o processo de degradação das estruturas: "Há um risco grave de colapsar parte da igreja. A igreja precisa de uma intervenção emergencial. Temos medo de que as fissuras e marcas se agravem". 

Deixe seu comentário para CAPELA DE SANTANA: “SE O PROPRIETÁRIO NÃO TEM DINHEIRO, O RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO É O IPHAN”, AFIRMA MAGELA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!