Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

CAPITAL DO TRIATHLON: ILHÉUS SEDIARÁ ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA MODALIDADE EM AGOSTO

CAPITAL DO TRIATHLON: ILHÉUS SEDIARÁ ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA MODALIDADE EM AGOSTO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 10/07/2024 15h13
★ ★ ★ ★ ★
1

Evento vai acontecer no dia 24 de agosto e contará com a participação de cerca de 200 atletas

Ilhéus poderá se tornar a capital do Triathlon. No dia 24 de agosto, a cidade vai sediar uma das etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade. Para falar sobre o assunto, o presidente da Federação Baiana de Triathlon, Cleber Castro, participou do programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta quarta-feira (10). Vila Nova perguntou se ele acha que a cidade, que recebeu o panamericano em 2012, está preparada para esse grande evento. Segundo Cleber, dá para realizar com maestria. "Principalmente porque a cidade está toda organizada e tem a ponte Jorge Amado, o que traz o slogan "A prova mais rápida, a prova mais técnica e a prova mais bonita do Brasil". Esse é o título. Porque a gente está dentro da história. Imagina ter oportunidade de praticar esporte dentro de uma cultura rica e, principalmente com um dos grandes diferenciais que Ilhéus tem em relação ao mundo, acolhimento. Tanto é que a prova será um sábado à tarde, para dar oportunidade das pessoas irem para as ruas, torcer, se inspirarem. E isso para os atletas ficou marcado no coração desde a década de 90. Isso é importante para eles. É o efeito do esporte. É você integrar as pessoas", declarou.

Paulo Moreira, delegado da Federação, falou sobre a expectativa para a realização do evento na cidade. "Em janeiro nós estivemos com o presidente, quando fizemos essa solicitação. Cléber fez esse esforço, porque não é fácil colocar no calendário brasileiro uma etapa, pois todos os estados brasileiros querem, todas as cidades do Brasil querem. Desde janeiro, Cléber vem se esforçando, com dificuldade, e conseguiu colocar Ilhéus de volta ao cenário nacional. E é o preparativo para o Panamericano. Nós tivemos em 2012. E ontem o presidente fechou uma parceria com a TV Santa Cruz, da Rede Globo, que fará a cobertura ao vivo para todo o Brasil e América Latina", destacou. 

Cerca de 200 atletas de vários estados do Brasil devem participar do campeonato. "É uma quantidade excelente. Foi a mesma que nós tivemos no campeonato brasileiro em Salvador, Brasília e Rio de Janeiro. Vamos ter a presença do campeão mundial da modalidade Aquabike, pódios mundiais também estarão aqui. E atletas de todas as idades, homens e mulheres", disse Cléber. 

O presidente destacou a importância da cidade para o esporte. "Ilhéus já tem essa história com o Triathlon e para quem não sabe a gente tem lutado bastante pra que Ilhéus volte a ser a capital do Triathlon nacional. Em respeito à história, todas as características físicas e culturais, e receptividade. Tanto é que foi criada uma escolinha gratuita de Triathlon em Ilhéus. Hoje está na UESC e atende 60 crianças e adolescentes, de 8 a 16 anos, de segunda a quinta-feira, de forma gratuita, com equipamentos e alimentação. Durante a prova também terá uma demonstração desses atletas. Porque esporte é muito mais que atividade física. Pode estar tirando esses jovens de outros ambientes, promovendo integração social, educação ambiental, segurança, saúde, ou seja, tem todo um contexto e estamos muito felizes. Como te falei, Ilhéus é a capital do Triathlon", declarou. 

Paulo Moreira relembrou que o Triathlon no Brasil nasceu na cidade de Ilhéus. "A Confederação Brasileira foi criada em Ilhéus. E depois vieram a Federação Baiana e as outras federações. Então, mediante isso, com a participação direta, nós tivemos oportunidade de viajar para a Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul, América Central com as provas de triatlon. Então nós vivenciamos os acontecimentos diretos que é necessário para isso. Quando eu estive com o presidente, alencamos tudo que é necessário desde a estrutura física com toldos, secretaria de saúde, secretaria de trânsito, palco, diciolinadores, salva vidas. O presidente já nos solicitou para uma reunião com a equipe dele e as entidades representativas, nas áreas de segurança, saúde pública, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Civil, Federal", contou.

Atletas locais também vão poder participar e terão um incentivo a mais. "Para o Triathlon, é muito importante você gerar o legado para a cidade. E com esse grande apoio da prefeitura, nada mais justo ser gratuito para os atletas locais. É um reconhecimento para os atletas daqui. Só precisa ser um atleta federado para que a gente possa reconhecer que é um atleta de Triathlon", declarou.

Confira a entrevista completa:

 " target="_blank">

Deixe seu comentário para CAPITAL DO TRIATHLON: ILHÉUS SEDIARÁ ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA MODALIDADE EM AGOSTO

Resposta de Juliana

Excelente!!!

★ ★ ★ ★ ★ Em 11-07-2024 às 23-50h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!