CENTRAL ESTADUAL DE REGULAÇÃO TERÁ NOVO SOFTWARE PARA CONTROLAR LEITOS HOSPITALARES EM TEMPO REAL
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A partir da próxima semana, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) implantará um novo software para o gerenciamento de leitos hospitalares, possibilitando que a Central Estadual de Regulação (CER) tenha acesso, em tempo real, ao número exato de leitos disponíveis em cada unidade no momento da alta hospitalar.
O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, durante o Encontro Estadual sobre Regulação e Produtividade Hospitalar, realizado ontem (quarta, 10), em Salvador. Mais de 700 gestores municipais e diretores de hospitais públicos e filantrópicos participaram do evento, realizado em parceria com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA).
"Somente em 2019, a CER atendeu mais de 50 mil solicitações e conseguiu reduzir para abaixo de mil o número de pacientes internados que aguardavam por um procedimento, sejam avaliações com especialistas, cirurgias ou exames. Na prática, isso significa que a meta de atender todas as solicitações em até 24 horas está cada vez mais próxima, visto que a capacidade diária é de, pelo menos, 500 pacientes", afirmou o secretário.
Vilas-Boas acrescentou que a redução no tempo de resposta da regulação é o resultado mais visível, visto que 90% das solicitações são atendidas em até 48 horas. “Tivemos uma queda de 71% no quantitativo de pacientes aguardando procedimentos ortopédicos, internação neurocirúrgica adulta e internação pediátrica. Também reduzimos em 68% o tempo para internação cirúrgica cardíaca e 54% para cirurgia vascular”, disse.
Para que haja uma melhoria contínua dos indicadores, o coordenador médico da CER, Eduardo Sampaio, explicou para os diretores de hospitais e secretários municipais que é necessário aperfeiçoar o relatório médico dos pacientes.
"Precisamos de uma história sucinta e bem feita, especificando exatamente o que se quer", destacou Sampaio. Ele lembrou ainda há diversos protocolos que devem ser seguidos para que o paciente tenha a solicitação atendida. Caso isso não ocorra, o tempo de resposta torna-se alongado e a responsabilidade é da unidade de saúde.
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