Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

CHEF MORTO EM PORTO SEGURO FUGIU DA ESPANHA APÓS CONDENAÇÃO POR FRAUDE MILIONÁRIA

CHEF MORTO EM PORTO SEGURO FUGIU DA ESPANHA APÓS CONDENAÇÃO POR FRAUDE MILIONÁRIA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 28/11/2023 16h21

Condenado em dois processos e alvo de dois mandados “de busca e detenção”, há anos ele vinha fugindo das autoridades da ilha de Mallorca, de onde era natural.

O chef de cozinha espanhol David Peregrina Capó, de 53 anos, encontrado morto na última sexta-feira (24), dentro de seu restaurante, em Porto Seguro, havia se mudado para o Brasil a fim de escapar de uma condenação no país natal, ocorrida há mais de uma década.

Condenado em dois processos e alvo de dois mandados “de busca e detenção”, há anos ele vinha fugindo das autoridades da ilha de Mallorca, de onde era natural. Devido ao tempo, os processos já expiraram. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo, com base em matéria do jornal espanhol “El Mundo”.

HIPOTECAS FANTASMAS – Conforme fontes judiciais, o chef foi condenado em Palma a mais de 6 anos de prisão pelos crimes de estelionato, apropriação indébita e falsificação de documentos.

David foi um dos 28 acusados de um complô para fraudar o banco onde ele trabalhava como diretor de sucursal. O esquema envolvia falsos empréstimos hipotecários que, entre 2003 e 2004, levaram ao desvio de mais de 2 milhões de euros (R$ 10 milhões, na cotação atual). O escândalo ficou conhecido como “o caso das hipotecas fantasmas”.

A mídia local identificou o chef como líder do esquema e divulgou que ele havia fugido para o Brasil. O julgamento ocorreu em fevereiro de 2012.

RESTAURANTE EM PORTO SEGURO – Depois de fugir para o Brasil, conforme o jornal “El Mundo”, David montou, juntamente com sua mulher, Érica da Silva Santos, o restaurante Ilha dos Ribeirinhos, localizado às margens do Rio Buranhém, na região da Ilha do Pau do Macaco, em Porto Seguro.

Apesar de amplo, com espaço inclusive para eventos, o estabelecimento costumava receber apenas grupos pequenos e previamente agendados, para focar na experiência dos clientes. O casal morava no local, que não tinha energia elétrica nem internet.

POLÍCIA TRABALHA COM HIPÓTESE DE EXECUÇÃO – Até o momento, ninguém foi preso pelo crime. A Polícia Civil de Porto Seguro trabalha com a hipótese de que o chef de cozinha e a esposa dele, Érica, de 38, foram executados. O casal foi encontrado morto na última sexta-feira (24), na propriedade onde funcionava o restaurante.

Deixe seu comentário para CHEF MORTO EM PORTO SEGURO FUGIU DA ESPANHA APÓS CONDENAÇÃO POR FRAUDE MILIONÁRIA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!