CINQUENTENÁRIO DA UESC
Por: José Nazal
Começa hoje o Ano do Cinquentenário do Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz, que começou como Fundação Universidade Santa Cruz (FUSC), entidade mantenedora da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI), formada pela Faculdade de Direito de Ilhéus e pelas Faculdades de Economia e Filosofia de Itabuna.
Na minha opinião (que só vale para mim), somos todos devedores dos seus idealizadores. Sem demérito de nenhum, cito três que considero os mais importantes: o professor Soane Nazaré de Andrade - que empresta com justiça seu nome ao Campus; Manoel Fontes Nabuco, que com aquiescência de sua família fez a doação da área para edificação da universidade; e José Haroldo Castro Vieira, um grande visionário e apaixonado por esse chão, que deliberou a liberação dos recursos da CEPLAC para a realização da obra.
No início, muitos professores eram servidores da CEPLAC, que tinha um quadro invejável de mestres, doutores e pós-doutores.
Passados quase cinquenta anos, muito se produziu e, hoje, a UESC se destaca na educação estadual e nacional.
Agradeço a Deus pela oportunidade de ter assistido à terraplenagem do terreno, à edificação dos dois primeiros pavilhóes e à inauguração do Campus, tendo ingressado como aluno em 1975, no curso de Economia.
No mesmo dia, a caminho da FUSC, a comitiva do então governador Antônio Carlos Magalhães também fez uma parada para inaugurar a nova ponte sobre o Rio Itacanoeira (Fundão).
Salve a UESC!
José Nazal
Deixe seu comentário para CINQUENTENÁRIO DA UESC