COM DECISÃO DO STF, SINDICATO FAZ APELO PARA AMPLIAR VACINAÇÃO DE JORNALISTAS
Sesab diz que CIB se reúne periodicamente para definir diretrizes sobre ampliação de grupos ou extensão de idade
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) faz um apelo pela ampliação da vacinação para os profissionais de imprensa. O amparo para o pedido é a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que negou a liminar do Ministério Público Estadual (MP-BA) e do Ministério Público Federal (MPF) que pedia a suspensão da vacinação dos jornalistas com mais de 40 anos.
A Resolução nº 85/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão da Saúde com entes dos municípios e do Estado, permitiu a imunização da categoria, que não está incluída no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação de Covid-19 (PNO).
“Com a posição do STF, os gestores estão amparados juridicamente para ampliarem a vacinação dos profissionais de imprensa, reduzindo a idade para abaixo dos 40 anos, como aconteceu com outras categorias que foram imunizadas prioritariamente, a exemplo de professores, policiais e caminhoneiros”, diz o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.
Segundo o Sinjorba, dezenas de cidades já vacinaram jornalistas com menos de 40 anos, a exemplo de Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus e Lauro de Freitas. Ele faz um apelo aos gestores municipais. “Nossos colegas continuam adoecendo e morrendo por estarem trabalhando, levando à população informação de qualidade sobre a Covid-19 e ajudando as autoridades de saúde no combate à pandemia”, lembra o presidente do Sinjorba.
O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, informou que essa ampliação da vacinação de jornalistas na cidade depende de nova resolução da CIB. “Estamos seguindo as determinações da CIB, conforme portaria que publicamos desde janeiro”, disse ao Metro1.
Em nota ao Metro1, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a resolução CIB mais recente aponta que pelo menos 10% das doses recebidas devem ser destinadas para a vacinação dos grupos prioritários. O outro quantitativo deve ser utilizado para vacinação por idade, de forma escalonada. “A CIB tem se reunido periodicamente para definições em relação à vacinação. À medida que a campanha vai avançando, as diretrizes são reavaliadas para verificar a necessidade de ampliação de grupos e/ou extensão de idades dentro destes grupos”, diz a nota.
Deixe seu comentário para COM DECISÃO DO STF, SINDICATO FAZ APELO PARA AMPLIAR VACINAÇÃO DE JORNALISTAS