COORDENADORES DO SAMU ILHÉUS ALERTAM PARA AUMENTO NO NÚMERO DE TROTES À UNIDADE
Nesta quinta-feira (9), em entrevista à OTabuleiro, na Ilhéus FM, a Coordenadora Médica do SAMU, Dra. Ana Paula, e Edson Freitas, Coordenador Administrativo, falaram sobre a importância do serviço e o aumento no número de casos de trotes neste período de
Nesta quinta-feira (9), em entrevista à OTabuleiro, na Ilhéus FM, a Coordenadora Médica do SAMU, Dra. Ana Paula, e Edson Freitas, Coordenador Administrativo, falaram sobre a importância do serviço e o aumento no número de casos de trotes neste período de São João.
A Coordenadora aponta que nesta quarta-feira (8) o SAMU, só no município de Ilhéus, recebeu uma média de 80 a 90 chamados. Ela pontuou também as diferenças nas ambulâncias básicas e avançadas. Na avançada existe a presença do médico e do enfermeiro e a unidade também é equipada para os procedimentos médicos.
Dra. Ana Paula reforça a importância dos solicitantes descreverem fielmente a situação dos enfermos quando realizarem a ligação, "de acordo com o que o solicitante passa para o médico é que vamos avaliar a situação [...] a gente segue um protocolo, precisamos saber como está a vítima". A Coordenadora diz ainda que o SAMU recebe muitos casos que não são de competência da unidade.
Sobre os trotes, ela diz que recebe uma média de 8 ligações diárias, onde a maioria são de adultos. No momento as ligações são identificadas e encaminhadas para a Polícia Militar, "o trote é crime e passivel de pena".
De acordo com Ana Paula, o SAMU vai implantar um mecanismo de gravação de voz para registrar estas chamadas e aumentar o número de provas necessárias para que os criminosos sejam punidos. Segundo ela, entre os bairros que mais fazem estes tipos de ligações estão o Teotônio Vilela, Conquista e Olivença.
A Coordenadora reforça a importância do Samu Ilhéus, que atende 9 munícipios, "as equipes destes municípios são disparadas pela unidade de Ilhéus".
Edson Freitas, Coordenador Administrativo, diz que a unidade atualmente possui duas ambulâncias básicas e uma avançada, e que estes veículos são o suficente para atender a demanda da população, "a gente nunca deixou de atender nenhum solicitante". Ele diz ainda que durante o período junino será utilizada também uma ambulância reserva para servir a comunidade.
Resposta de Paulo Santos
Deveriam parar com o seguinte procedimento: a pessoa que está passando mal sem poder se expressar ter que relatar o que está sentindo para o(a) médico(a). Em muitos casos de ocorrências é impossível isto(devendo o responsável/parentesco) relatar/narrar a situação do ocorrido.
★ ★ ★ ★ ★ Em 09-06-2022 às 13-53h 5