CORONAVÍRUS: BAHIA DEVE ATINGIR ESTABILIDADE ATÉ O FIM DE JUNHO, DIZ SECRETÁRIO DE SAÚDE
Ainda segundo Fábio Vilas-Boas, após duas semanas com riscos de colapso na ocupação de leitos, cenário no estado é positivo.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou hoje (9), em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, que o estado deve atingir “estabilidade” na curva de casos de coronavírus neste mês de junho e a taxa deve se manter por mais três semanas no mês de julho e, a partir daí, deve iniciar o período de queda.
“Nós estamos observando ao longo dos últimos sete dias uma redução ou estabilidade do número de óbitos diários. Isso é muito importante, porque se o número de mortes não está crescendo, a taxa de letalidade está caindo e a gravidade da incidência da pandemia também. Com isso, devemos atingir uma estabilidade agora no mês de junho, que deve se manter por pelo menos duas a três semanas no mês de julho. Tudo indica que, do São João em diante, a gente comece a estabilizar”, explicou o secretário.
Vilas-Boas ainda comentou a situação do sistema de saúde estadual em meio à pandemia. De acordo com ele, após duas semanas com grandes riscos da taxa de ocupação de leitos chegar a 100%, o cenário agora é mais positivo.
“Conseguimos respirar e estamos um passo à frente do número de casos, que durante duas semanas quase fizeram o sistema de saúde entrar em colapso. Nesta semana conseguimos equilibrar a situação e não tivemos a vergonha de ver ninguém na Bahia morrer por falta de atendimento”, afirmou o secretário.
Resposta de Andréa Linhares Flores
Parabenizo a postura das autoridades quanto aos cuidados e tamanha responsabilidade com a população.
★ ★ ★ ★ ★ Em 09-06-2020 às 13-00h 5