COVID-19: “ESTAMOS COM PACIENTES SEQUELADOS”, ALERTA COORDENADORA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FMT
“Por isso os cuidados com a saúde, de forma preventiva”, reforçou Andrea.
Para falar sobre a importância da reabilitação durante e após a contaminação por Covid 19, a coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Madre Thaís, Andrea Dickie, em Ilhéus, foi entrevistada no programa O tabuleiro, Ilhéus FM 105.9. “É bem importante que nos primeiros sintomas, a pessoa busque tratamento médico e fisioterapia. O mais cedo possível, para reduzir a inflamação nos pulmões”, explicou a especialista acrescentando que o objetivo é evitar complicações cardiorrespiratórias.
“A falta de ar começa a ficar tão intensa que fadiga os músculos intercostais”, disse Andrea, pontuando que existe um protocolo para tratamento após contaminação do novo coronavírus. “Por isso os cuidados com a saúde, de forma preventiva”, reforçou Andrea.
O primeiro lugar onde o vírus causa uma inflamação são nos pulmões, de lá se espalha pelo resto do organismo, ataca os brônquios e causam os problemas respiratórios por causa dessa forma inalatória.
O comunicador Vila Nova alertou para a sensação de falta de ar que pode ser confundida com a insuficiência real de oxigênio, em pessoas que imaginam ter se contaminado. “Isso é ansiedade. Por ter medo de ter se contaminado, as pessoas sentem os sintomas, pois estão com medo”, disse revelando já ter sentido. “É preciso entender que é ansiedade e que vai passar. A mente coordena o corpo”, salientou.
Quando se fala em internação por Covid-19, um tabu que assusta também é em relação a traqueostomia, quando uma pessoa precisa da traqueo, é porque está agravando
e Andrea explicou que outro tabu que assusta também é em relação a traqueostomia, quando uma pessoa precisa da traqueo, é porque está agravando. “É um procedimento para preservar as cordas vocais do paciente”, pontuou afirmando que os familiares não precisam se assustar pois significa melhora no quadro geral e não piora.
Quem também participou da entrevista foi Carla Gresik, coordenadora do curso de Fisioterapia da FMT e reforçou a importância da reabilitação cardiovascular em todos os pacientes. A profissional explicou que durante a contaminação por coronavírus os órgãos vitais sofrem processos inflamatórios. “ Estamos com pacientes sequelados”, disse citando problemas cognitivos que a Covid- 19 pode gerar.
Deixe seu comentário para COVID-19: “ESTAMOS COM PACIENTES SEQUELADOS”, ALERTA COORDENADORA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FMT