DENÚNCIAS REVELAM EMENDAS, FIOS EXPOSTOS E OUTROS RISCOS EM POSTES DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM ILHÉUS

Vídeos mostram precariedade nas instalações elétricas e apontam negligência de empresas responsáveis
Uma série de vídeos enviados ao site O Tabuleiro denuncia a situação crítica dos postes de iluminação pública em diversos bairros de Ilhéus. As imagens revelam emendas expostas, fiações improvisadas, falta de isolamento e caixas penduradas, representando um perigo constante à população. Incêndios nos postes têm se tornado frequentes, e os relatos apontam para falhas tanto das empresas de telefonia quanto da empresa responsável pela iluminação pública no município.
Os vídeos denunciam empresas de telefonia, que estão retirando os cabos de cobre da cidade e deixando caixas e cordoalhas penduradas nos postes. “Tem caixa aí ainda. Levaram o capilé e deixaram o lixo. Ficaram as caixas penduradas”, desabafa outro denunciante. Sem o devido aterramento, essas estruturas facilitam a propagação de falhas elétricas entre os postes. Um exemplo ocorreu recentemente nas proximidades do Posto Brasil, onde a fuga de energia se espalhou por vários postes.
Segundo as denúncias, a empresa terceirizada da prefeitura de Ilhéus ignora as condições climáticas da região. “Moramos em uma cidade praiana, com alto índice de salitre e de chuvas. As emendas não podem ficar como estão, sem proteção”, afirma um dos denunciantes em vídeo. A ausência de cuidados básicos como o uso de fita isolante é constante, com emendas mal feitas e fiações expostas mesmo em dias de chuva. “Quando ocorre o incêndio, acaba passando para as fibras, fazendo com que os moradores achem que são os provedores que estão causando, sendo que os mesmos estão sendo vítimas”, comenta um técnico em um dos vídeos, destacando a confusão entre os cabos de fibra óptica e os da rede elétrica, agravada pela instalação sem critérios técnicos.
Nos vídeos, são mostradas diversas emendas feitas de maneira improvisada, muitas vezes com fitas soltas ou sem qualquer isolamento, além de fios partidos e expostos à umidade. “Aí é o positivo, trisca no terra, aí já foi, né?”, relata um outro técnico, indicando a possibilidade de curtos-circuitos e incêndios.
Por fim, as denúncias alertam para o risco causado pela fiação da iluminação pública instalada por cima dos equipamentos de fibra, sem qualquer isolamento. “Quando pega fogo, a população fala que o problema está na fibra. Olha aí, complicado”, conclui um dos relatos.
As imagens e os depoimentos reforçam a urgência de uma ação coordenada das autoridades municipais e das empresas envolvidas para garantir a segurança elétrica nas ruas de Ilhéus e prevenir novas ocorrências de risco.
Deixe seu comentário para DENÚNCIAS REVELAM EMENDAS, FIOS EXPOSTOS E OUTROS RISCOS EM POSTES DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM ILHÉUS