DIA MUNDIAL DA LIMPEZA: GAP PROMOVE AÇÃO DE LIMPEZA DE PRAIAS EM ILHÉUS NESTE SÁBADO (17)
O GAP representa o movimento em Ilhéus desde 2019, e este ano espera multiplicar o número de voluntários envolvidos.
Nesta sexta-feira (16), OTabuleiro recebeu a Advogada, Dra. Jurema Cintra, do Grupo Amigos da Praia (GAP). No bate-papo, Jurema falou sobre o Dia Mundial da Limpeza, que acontece neste sábado (17), com concentração na sede da AABB, Praia do Sul, em Ilhéus, das 07 às 11h30h.
"É uma ação que acontece em 191 países, em milhares de cidades do mundo inteiro. Amanhã é o dia da gente fazer uma faxina geral no planeta. O problema existe, mas está em nossas mãos a contribuição", afirma Jurema.
O GAP representa o movimento em Ilhéus desde 2019, e este ano espera multiplicar o número de voluntários envolvidos. Desde sua fundação, em 2018, o grupo já realizou centenas de mutirões de limpeza e retirou mais de 50 toneladas de resíduos das praias.
A Advogada destaca que o problema do lixo nas praias é bastante complexo e que as pessoas, ao participarem das ações, se assustam com a quantidade dos resíduos encontrados, "não é fácil, o que a gente faz é um despertar para a consciência. Achamos nas praiais carcaças de geladeiras, pneus, peças de carros, linhas de pesca e tudo isso é uma forma de sensibilizar as pessoas".
Além da limpeza da praia e separação dos resíduos, a programação inclui uma homenagem aos voluntários que atuaram nas enchentes, roda de conversa e celebração com os fundadores.
O movimento mundial pela limpeza das cidades (World Cleanup Day) começou na Estônia, em 2008, liderado pelo movimento Let ‘s Do It World, que reuniu milhares de pessoas para limpar todo o país em cinco horas. No ano seguinte, grupos e instituições repetiram a iniciativa em várias partes do mundo, crescendo sempre. No Brasil, já foram realizadas ações em mais de 1.200 cidades com a participação de mais de 650 mil pessoas e coleta de 12.220 toneladas de resíduos.
"Amanhã é um dia de sensibilização, de dizer para o mundo que o problema existe e é muito grande [...] vamos fazer uma grande faxina na praia. Queremos chamar atenção também, que as empresas podem fazer muitas coisas", aponta Jurema Cintra.
Ela finaliza fazendo um convite para que todos participem da ação de limpeza, "o alimento e o lazer dependem de uma praia limpa".
Confira na íntegra
Resposta de Eduardo Rosário
Seria ótimo fazer um trabalho de conscientização aos frequentadores das prais próximo ao Assai ,pois ônibus, caminhões e aí levam comidas bebidas depois deixam sujeiras nas prais.
★ Em 16-09-2022 às 14-01h 1