DIA MUNDIAL DE COMBATE A HEPATITE : “EM 30 MINUTOS TEMOS O DIAGNÓSTICO”, AFIRMOU ENFERMEIRA
A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário de vacinação da criança, do adolescente e do adulto e está disponível nas salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS), que ampliou a oferta da vacina para a faixa etária de 30 a 49 anos.
Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate à Hepatite e em Ilhéus você pode saber de forma rápida e segura se tem a doença. Durante a entrevista no programa O tabuleiro, Ilhéus FM 105.9 a enfermeira Patrícia Carillo explicou sobre a hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus mas também por , uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
“Quem teve hepatite na infância, foi a A que é adquirida de forma fecal. Já as hepatites virais C e D são responsáveis por grande número de óbitos”, afirmou alertado.
Patrícia contou que no Brasil, são cinco os tipos de hepatites e o principal risco é de que essas doenças evoluam e se causem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante fazer os exames de rotina que detectam a hepatite e manter as vacinas para hepatite A e B em dia.
Os vírus B, C e D são transmitidos de forma sanguínea.” A prática de sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e também na falta de higiene ao fazer tatuagem”, salientou a profissional
No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.
A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas).
“ Em 30 minutos temos o resultado do exame. Em caso positivo, passamos para o médico para fazer os exames e saber qual a situação de comprometimento hepático se cabe o tratamento”, contou explicando que o Centro de Triagem e acolhimento funciona no p´redio do Antigo Sesp em Ilhéus e oferece esse serviço à população;
Atualmente, existem vacinas para a prevenção das hepatites A e B. Não existe vacina contra a hepatite C, e Patrícia alerta sobre a necessidade de um controle adequado da cadeia de transmissão no domicílio e na comunidade, bem como entre grupos vulneráveis, por meio de políticas de redução de danos.
A vacina contra a hepatite A faz parte do calendário nacional de vacinação e é indicada para crianças de 1 ano a menores de 2 anos, em dose única, e com proteção permanente. A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário de vacinação da criança, do adolescente e do adulto e está disponível nas salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS), que ampliou a oferta da vacina para a faixa etária de 30 a 49 anos.
Clique e ouça na íntegra com a entrevista com Patrícia Carillo.
Deixe seu comentário para DIA MUNDIAL DE COMBATE A HEPATITE : “EM 30 MINUTOS TEMOS O DIAGNÓSTICO”, AFIRMOU ENFERMEIRA