Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

DIRETORA DA APAE ILHÉUS E ESPECIALISTA EM EQUOTERAPIA FALAM SOBRE OS PROJETOS TERAPÊUTICOS DA INSTITUIÇÃO

DIRETORA DA APAE ILHÉUS E ESPECIALISTA EM EQUOTERAPIA FALAM SOBRE OS PROJETOS TERAPÊUTICOS DA INSTITUIÇÃO
Por: Stefhany Alencar
Dia 30/03/2022 11h13

Na entrevista comandada pelo Comunicador Vila Nova, eles falaram sobre os trabalhos realizados pela APAE, a utilização das Terapias alternativas e os novos projetos da Instituição.

Nesta quarta-feira (30), OTabuleiro recebeu Vitória Penalva, Diretora da APAE Ilhéus, e Pedro Gomes, Graduado em Musicoterapia e Pós-Graduado em Equoterapia. Na entrevista comandada pelo Comunicador Vila Nova, eles falaram sobre os trabalhos realizados pela APAE, a utilização das Terapias alternativas e os novos projetos da Instituição.

Pedro Gomes fala sobre o trabalho com Musicoterapia realizado na APAE Ilhéus. A Musicoterapia é a utilização da música como ferramenta terapêutica, dialogando sempre com outras práticas, "escutamos também as queixas da família, o olhar dos profissionais que já cuidam da criança, e montamos uma estratégia de intervenção com cada aluno inserido no programa".

Pedro afirma ainda que a Musicoterapia atua na neuroplasticidade e é capaz, através de estímulos, de recuperar áreas lesionadas do cérebro. Ele aproveita para convidar outros profissionais da saúde a colaborarem voluntariamente com a APAE.

Em relação a Equoterapia, que é a terapia feita em cima do cavalo, Pedro aponta, "imagine você um cadeirante, que olha a vida de baixo para cima, ele quando sobe no cavalo, a integração sensorial já dá um estalo e a visão também melhora". Ele diz que a utilização desse método potencializa as outras terapias, "é uma terapia completa, o cavalo trabalha a parte motora, cognitiva e emocial".

Pedro Gomes e Vitória Penalva, chamam a atenção para o alto custo da Equoterapia e solicitam que outros setores da sociedade auxiliem com as despesas do Projeto.

Vitória finaliza falando sobre o Mutirão Apaeano que aconteceu na APAE Ilhéus, em alusão ao Dia da Pessoa com Síndrome de Down, no dia 21 de março, e ofereceu diversos serviços aos participantes. O sucesso do evento foi tão grande, que a APAE já está planejando outro mutirão, desta vez em comemoração ao Dia da Conscientização do Autismo (2 de abril), o evento acontecerá no dia 5. Ela convida todos a participarem dos eventos da Instituição.

Deixe seu comentário para DIRETORA DA APAE ILHÉUS E ESPECIALISTA EM EQUOTERAPIA FALAM SOBRE OS PROJETOS TERAPÊUTICOS DA INSTITUIÇÃO

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!