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EM ILHÉUS, ALUNOS DA REDE ESTADUAL CRIAM APLICATIVO PARA INCENTIVAR COLETA SELETIVA

EM ILHÉUS, ALUNOS DA REDE ESTADUAL CRIAM APLICATIVO PARA INCENTIVAR COLETA SELETIVA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 18/02/2025 15h11

O Coopeteck busca otimizar o agendamento da coleta seletiva e fortalecer a economia solidária, aproximando cidadãos e cooperativas de reciclagem

E se existisse um aplicativo que pudesse conectar pessoas que separam os resíduos sólidos recicláveis a catadores desse tipo de material? Foi a partir dessa inquietação que alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, criaram o Coopeteck, um aplicativo que estimula e facilita a coleta seletiva no município.

Idealizado pelos estudantes Emilly dos Santos e Ícaro Silva Santos, sob a orientação das professoras Nádia de Carvalho, Maria Tavares e Karla Belém, o aplicativo permite que usuários encontrem cooperados próximos, por meio de geolocalização em tempo real. Além disso, a ferramenta organiza a separação e destinação correta dos resíduos, tornando a coleta mais eficiente e sustentável. “Com um banco de dados estruturado, podemos ampliar a adesão da população e melhorar a produtividade das cooperativas”, explicam os criadores da tecnologia.

O Coopeteck busca otimizar o agendamento da coleta seletiva e fortalecer a economia solidária, aproximando cidadãos e cooperativas de reciclagem. Com um sistema de recompensas e gamificação, a plataforma incentiva a participação ativa da comunidade e amplia a produtividade de cooperativas como a Coolimpa, que, atualmente, atende a mais de 700 residências e coleta cerca de 42 toneladas de recicláveis por mês, beneficiando 30 catadores associados.

Participar da iniciativa tem sido experiência transformadora para a estudante Emilly dos Santos. Ela conta que o projeto a fez enxergar como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para a resolução de problemas, principalmente aqueles de impactos sociais, econômicos e ambientais. “Pude aplicar, na prática, conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades como pesquisa, comunicação e inovação, além de desenvolver minha visão crítica sobre a sustentabilidade. O incentivo à inovação científica foi fundamental nesse processo, porque permitiu explorar soluções para desafios concretos e entender a importância do meu papel como cidadã”, afirma.

Para a professora Nádia de Carvalho, o projeto é um exemplo concreto de como a tecnologia e a educação podem transformar a sociedade e promover um aprendizado significativo para os estudantes, com impacto positivo para a comunidade envolvida. “Quando conseguimos integrar o conhecimento técnico e sustentável, a inovação social, dentro de um ambiente de sala de aula, é muito bom, porque fortalece o interesse do aluno e seu compromisso com a sociedade para um futuro mais colaborativo e sustentável”, ressalta.

O Coopeteck está em fase de testes com um grupo restrito de usuários. A equipe segue aprimora as funcionalidades do aplicativo com base nas respostas recebidas dos colaboradores. O sistema de pontuação e ranking torna o processo mais dinâmico, incentivando a adesão da comunidade e garantindo benefícios para os catadores e os cidadãos.

Fonte Pimenta Blog 

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