EM TRÊS MESES, 117 PROFISSIONAIS DESISTEM DO MAIS MÉDICOS NA BAHIA
EM TRÊS MESES, 117 PROFISSIONAIS DESISTEM DO MAIS MÉDICOS NA BAHIA
Em três meses, 117 profissionais desistiram do programa Mais Médicos em todo o estado da Bahia, segundo dados divulgados nesta última quinta-feira (4) pelo Ministério da Saúde. O estado é o segundo com maior número de vagas que ficaram em aberto.
O número de desistências na Bahia representa 13,7% das 853 vagas que tinham sido preenchidas no estado, por meio de edital lançado em novembro de 2017 pelo governo federal, logo após a saída dos médicos cubanos do programa.
As cidades baianas com os maiores números de desistências são Cândido Sales (4), Brumado (3), Euclides da Cunha (3), Inhabupe (3) e Serrinha (3). Em Salvador, um profissional desistiu do programa.
Em todo o Brasil, o nº de desistências, até o início do mês de abril de 2019, somava 1.052. Conforme o Ministério da Saúde, as 8.517 vagas disponibilizadas no edital do programa Mais Médicos lançado após a saídas dos cubanos, foram preenchidas por médicos brasileiros graduados no país e graduados no exterior — os desistentes, diz o órgão, foram profissionais com CRM no Brasil.
As 8.517 vagas foram distribuídas por 2.824 municípios e 34 distritos indígenas. O salário é de R$ 11,8.As vagas decorrentes das desistências, segundo o órgão, poderão ser ofertadas em novas fases do provimento de profissionais, que ainda estão em análise.
Do total de 1.052 desistências, 14 foram em distritos indígenas. São Paulo é o estado com o maior número de vagas que ficaram em aberto (181), seguindo de Bahia (117) e Minas Gerais (104).
* Informações do G1 Bahia
Deixe seu comentário para EM TRÊS MESES, 117 PROFISSIONAIS DESISTEM DO MAIS MÉDICOS NA BAHIA