EMBASA ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO À OTABULEIRO SOBRE MATÉRIA DA REPRESA DO IGUAPE
Nesta sexta-feira (22), a Embasa enviou à redação de OTabuleiro uma nota de esclarecimento sobre a matéria.
Nesta terça-feira (19), OTabuleiro publicou uma matéria sobre os 50 anos de inauguração da Represa do Iguape. Além disso, foi publicado um questionamento sobre as soluções para o abastecimento hídrico na região. Relembre aqui.
Nesta sexta-feira (22), a Embasa enviou à redação de OTabuleiro uma nota de esclarecimento sobre a matéria:
Ao site O Tabuleiro
20/4/2022
Sobre postagem relativa aos 50 anos da represa do Iguape, completados em 19 de abril, a Embasa destaca a importância dessa grande obra de infraestrutura que modificou o panorama do abastecimento de água em Ilhéus e região e que continua plenamente funcional atualmente. Desde 1991, o município conta também com a barragem do rio Santana, que permitiu a ampliação do atendimento na zona Sul.
Com relação às ações previstas para os próximos 50 anos, a Embasa informa que, no contrato de programa assinado com o município em setembro de 2021, constam diversas ações para garantir a ampliação e melhoria constante dos serviços prestados à população.
No que se refere à segurança hídrica, um estudo hidrológico contratado pela Embasa analisou os mananciais existentes na região e concluiu que o rio Iguape e o rio Santana têm boas condições de continuar sustentando o crescimento do sistema de abastecimento de Ilhéus nos próximos anos. O estudo indica que, com o alteamento do vertedor da barragem do Iguape, que aumentará a capacidade de acumulação desse reservatório, será possível assegurar o atendimento da demanda do município até 2055. A intervenção para a elevação do vertedor da barragem do Iguape está em fase de preparação de licitação.
Outros investimentos previstos para Ilhéus nos próximos anos incluem:
- Implantação do abastecimento em localidades do Litoral Norte.
- Primeira etapa da ampliação do sistema de abastecimento para atender as localidades de Jurema, Mar e Sol, Teo Camp e as demandas do Porto Sul.
- Segunda etapa da ampliação do sistema de abastecimento para Litoral Norte.
- Implantação de adutora que fará ligação (transposição) entre a parte Sul do sistema e o Centro-Oeste, a partir da estação de tratamento de água do Pontal, o que possibilitará o reforço do abastecimento do bairro Malhado em época de seca ou de alta demanda.
Deixe seu comentário para EMBASA ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO À OTABULEIRO SOBRE MATÉRIA DA REPRESA DO IGUAPE